Submarino tipo IX C

Submarinos do Eixo

Submarinos alemães e italianos que atuaram no litoral brasileiro

2ª Guerra     Submarinos       Navios brasileiros     Navios estrangeiros


Este modelo de U-boat, foi o que mais sucesso conseguiu, durante sua patrulhas pelo litoral do Brasil, sendo o responsável pelo maior número de perdas de nossa marinha mercante. Nesta classe se destaca o U-507, o maior carrasco de nosso litoral nos anos da guerra.


Dados técnicos dos submarinos tipo IX C

Dados Técnicos do Submarino Tipo IX C

Deslocamento: 1.120 T. na superfície e 1.232 T. submerso – 1.540 T. total
Medidas: Comprimento: 76,76 m. – Boca: 6,76 m. – Altura: 9,40 m
Velocidade: 18,3 nós na superfície e 7,3 nós submerso
Armas: 22 Torpedos e 44 minas
Tripulação: 48 – 56


Submarino: U-128 -Naufrágio: 17.05.1943

Comandante: Capitão-tenente Hermann Steinert
Nacionalidade: alemã
Ações anteriores no Brasil: Adelfotis (RN), Teesbank (CE).
Ato de Guerra: Duas horas após o nascer do sol, dois Mariners do VP-74 avistaram, a 18 milhas de distância, um submarino navegando na superfície, atacando-o imediatamente. O primeiro lançou bombas de profundidade MK-44 após a submersão. Os dois aviões sobrevoaram a área até que a proa do U-boat foi vista chegando a superfície. O segundo Mariner, atacou o submarino já parado na superfície, com suas cargas de profundidade MK-44.
Quando a nuvem de água pulverizada assentou, o submarino jazia imóvel, no centro da área convulsionada. A guarnição nazista estava atenta aos atiradores dos canhões de ambos os aviões atacantes, que despejaram 4. 500 balas calibre .50 contra o submarino, em cerca de 20 passagens.
O U-boat tentou retomar a marcha, tentando mergulhar. Uma hora depois do lançamento da última carga de profundidade, as máquinas do submarino pararam e a tripulação abandonou o barco.
Os destroiers Moffett e Jouett, atacaram com tiros de canhão o submarino já imóvel. O U-boat (que era o U-128), levantou a proa e afundou rapidamente, os navios ingleses recolheram 51 homens da tripulação, 4 dos quais morreram a bordo.
Atacante: aviões Mariners do VP-74 e destroiers ingleses Moffett e Jovett,
Localização: Ao largo do litoral de Alagoas. Cerca de 32 milhas da costa.
Latitude: 10 º 00′ sul e Longitude: 035º 35′ oeste.


Submarino: U-161 – Naufrágio: 27.09.1943

Comandante: Capitão Albrecht A. Achilles
Nacionalidade: alemã
Ações anteriores no Brasil: Ripley (CE), Sant Usk (BA), Itapagé (AL).
Ato de Guerra: Ao amanhecer do dia 27 um Catalina PBY decolou da base aérea de Salvador para missão de patrulhamento. A 38 milhas o avião fez com
Quando o solitário Catalina de Patterson chegou ao ponto de contato de radar avistou o U-161.
Durante as manobras de aproximação o submarino responde com um intenso fogo anti aéreo. O Catalina soltou 6 bombas de profundidade que atingiram o submarino a bombordo da popa. Uma das balas do anti aéreo atinge o interior do avião, ferindo diversos tripulantes. O Catalina realizou um segundo ataque, lançando mais duas cargas de profundidade.
O submarino reduziu sua velocidade e alguns minutos depois submergiu rapidamente desaparecendo. Nunca pode-se registrar o afundamento, mas não mais se teve notícias desse submarino. A tripulação que não escapou era composta por 53 militares.
Atacante: Avião Catalina PBY.
Localização: 120 milhas do litoral de Salvador.
Latitude: 12º 30′ sul e Longitude: 035º 35′ oeste.
Submarino: U-164 – Naufrágio: 06.01.1943
Comandante: Capitão de Corveta Otto Fechner.
Nacionalidade: alemã
Ações anteriores no Brasil: Bragaland (CE)
Ato de Guerra: Atacado durante a 2ª guerra mundial por um avião Catalina com cargas de profundidade. O submarino quebrou-se ao meio e seus sobreviventes amontoaram-se numa balsa de borracha, lançada pelo piloto do avião.
Atacante: avião Catalina VP 83.
Localização: 80 milhas do litoral de Fortaleza. Ceará
Latitude: 01º 58′ sul e Longitude: 039º 22′ oeste.


Submarino: U-507 – Naufrágio: 31.01.1943

Comandante: Capitão de Corveta Oarro Schacht.
Nacionalidade: alemã
Ações anteriores no Brasil: Baependi (SE), Araraquara (SE), Anibal Benevolo (SE), Itagiba (BA), Arará (BA), Jacira (BA), Hammarem (BA), Oakbank (CE), Barom Dechmont (CE), Yorkwood (RN).
Ato de Guerra: Afundado durante a 2ª guerra mundial por um avião americano.
Atacante: avião americano VP 83.
Localização: A 100 milhas do litoral do Piauí. Parnaíba
Latitude: 01º 38′ sul e Longitude: 039º 52′ oeste.


Submarino: U-513 – Naufrágio: 19.07.1943

Comandante: Capitão Friedrich Guggenberger.
Nacionalidade: alemã
Ações anteriores no Brasil: Veneza (SP), Tutoia (SP), Eliuhu B. Washburne (SP), Richard Caswell (SC).
Ato de Guerra: Às 7 horas da manhã do dia 19 o Mariner 74-P5, partiu em um voo de patrulha na área do torpedeamento do Richard Caswell. Durante o voo foi feito um contato pelo radar a 20 milhas. Ao se aproximar a aeronave esquadrinhou a superfície com binóculos até visualizar o submarino as 15:30 horas, em uma posição de 60 milhas a SW. do S.O.S lançado pelo Richard Caswel.
Quando o avião, rompeu as nuvens no mergulho de ataque, iniciou-se o forte fogo da antiaéreas. Havia uma turma de submarinistas na água, Antes que o submarino pudesse mergulhar o Mariner lançou 6 bombas MK-44. As bombas atingiram o U-boat do lado de bombordo e a boreste. As explosões ergueram o submarino da água.
O U-boat afundou de proa em menos de um minuto, deixando destroços e uma grande mancha de óleo. Ao retornar a posição havia cerca de 20 sobreviventes debatendo-se no mar. O avião ainda permaneceu sobrevoando o local por duas horas, até a chegada de outro avião. Ambos lançaram botes salva-vidas. O USS Barnegar navegou para o local e recolheu 7 homens, inclusive o comandante do U-513.
Atacante: avião Mariner VP-74.
Localização: Ao largo de Florianópolis.
Latitude: 27º 17′  sul e Longitude: 047º 32′ oeste.


Rolar para cima