Submarino tipo IXD

Submarinos do eixo

Submarinos alemães e italianos que atuaram no litoral brasileiro

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Prosseguindo os melhoramentos na frota de submarinos, a Alemanha lançou o tipo IX D no intuito de bloquear ainda mais, o fluxo de matérias primas necessária ao esforço de guerra de seus inimigos. Os submarinos do tipo IX D 2 (very long-range) da 12º flotilha – Bordeaux, começaram a operar em novembro de 1942. Considerados na época, como de última geração eram capazes de executar patrulhas de ataque em regiões afastadas da América do Sul. Atingindo assim importantes portos como Santos e Rio de Janeiro.
Em suas patrulhas, eram abastecidos em alto mar por unidades submarinas de apóio, chamadas vacas leiteiras, estendendo assim, ainda mais, seu raio e tempo de ação. Devido ao forte desenvolvimento da aviação de patrulha, que se instalou no Brasil em bases como Aratú, Salvador e Rio de Janeiro, não tiveram grande sucesso em suas ações.


Dados Técnicos do Submarino Tipo IX D

Deslocamento: 1.610 T. na superfície e 1.611 T. submerso – 2.150 T. total
Medidas: Compr.: 87,58 m. – Boca: 7,50 m. – Altura: 10,20 m
Velocidade: 20,8 nós na superfície – 6.9 nós submerso
Armas: 24 Torpedos e 44 minas
Tripulação: 55 – 63


Relação dos submarinos do tipo IX D
Submarino: U-199 – Naufrágio: 31.07.1943

Conheça muito mais do U-199
Comandante: Capitão Hans Werner Kraus
Ações anteriores no Brasil: Charles W. Peale (RJ), Henzada (SP).
Nacionalidade: alemã
Ato de Guerra: O submarino U-199 rondava a costa do Rio de Janeiro à espera de um comboio que sairia do porto.
Um Mariner do esquadrão VP-74, junto com outros aviões, operavam uma varredura nas proximidades da Baia de Guanabara, protegendo a saída do comboio JT-3 (Rio de Janeiro /Trinidad), quando, às 7:l4 hs da manhã, captou um contacto pelo radar, a 19 milhas de distância. A 15 milhas da posição indicada, uma esteira foi avistada e 5 milhas depois o U-boat foi localizado.
O Mariner mergulhou já com as portas do compartimento de bombas abertas, evitando o pesado fogo inimigo. O ataque foi feito com seis bombas de profundidade MK-47. As 4 primeiras explodiram, no costado de bombordo. O U-boat começou a fumegar e perder óleo, passando a girar com a popa mergulhada. Foi tentada uma submersão, porém, ele parecia sem controle e retornou a superfície com a popa inundada.
Esgotada suas cargas de profundidade, o Mariner 74-P-7, informou pelo rádio ter atacado, porém sem destruir, um submarino na barra do Rio de Janeiro, e ficou sobrevoando a área do U-boat avariado.
Um segundo avião, um Hudson brasileiro, chegou cerca de 10 minutos após ao local e executou um ataque cruzando na proa do submarino; lançando 2 bombas MK-47. O lançamento foi errado e as bombas explodiram inutilmente a 40 metros da proa. O fogo anti-aéreo continuou ativo, quando chegou o terceiro avião da ação, o Catalina PBY-5 da FAB. Além de tiros de canhão, o catalina largou mais 3 bombas MK-44 no primeiro ataque e uma última em um segundo ataque; esta, caiu sobre a popa, cerrando o destino do U-199.
O U-boat afundou em menos de 1 minuto, a menos de 8 milhas do local do primeiro ataque, deixando um grande rastro de óleo em todo esse trajeto.
Muitos homens da tripulação haviam abandonado o barco e estavam na água já no segundo ataque do Catalina PBY brasileiro. Tanto o Hudson como o Catalina lançaram balsas aos náufragos, depois que o submarino desapareceu. Os tripulantes foram resgatados posteriormente e enviados ao Estados Unidos para interrogatório.
Atacante: PBY Catalina, A-28 Hudson e um 74-P-7 Mariner.
Localização: Em frentre a praia de Maricás (RJ.). Profundidade aproximada de 100 metros.
Latitude: 23º 47′ sul e Longitude: 42º 57′ oeste.


            
Sequência de fotos do ataque do Catalina PBY ao U-199, no litoral do Rio de Janeiro.



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