Por: Ivo Brasil Jr.
NAUFRÁGIO do HIGLAND SCOT
 

A Pesquisa
Highland Scot, um dos mais conhecidos da costa carioca, a existência deste naufrágio já era do conhecimento de qualquer pesquisador de naufrágio à algum tempo, diria mesmo a muito tempo, mais precisamente desde 1938, quando foi listado no Subsídio para História Marítima, vol. 1 de 1938, ponto de partida para muitas das pesquisas de naufrágios em águas brasileiras. Pode também ser facilmente encontrado em outras obras conhecidas dos pesquisadores de naufrágio, como "Desastres Marítimos no Brasil" de Dario Paes Leme, e "Dictionary of Disasters at Sea During the Steam Age (1824-1962)" de Charles Hockins, de 1969. Também registrado desde 1995 no SINAU (Sistema de Informações de NAUfrágios), e utilizado como exemplo no material didático do curso de mergulho em naufrágios, ministrado pelo instrutor Maurício Carvalho.

 

Foto do Highland Scot segundo Shipping Incidentes.
Porém existem dúvidas, se este navio não seria o Highland Brae
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Highland Scot

Data do afundamento: 06.05.1918

LOCALIZAÇÃO

Local: Praia de Maricás

UF: RJ.

País:Brasil

Posição: Junto a arrebentação após o Aeroclube

Latitude: 22º 57.902' sul

Longitude: 042º 51.820 oeste

Profundidade mínima: 0 metros

Profundidade máxima: 4 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: Encalhe

DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade:Inglesa
Ano de Fabricação: 1910
Armador: Nelson Line
Estaleiro:Russel & Co., Glasgow
Comp.: 137 metros Boca: 18,5 m Calado: 6,9 meros
Tipo de embarcação: cargueiro
Material do casco: aço Propulsão: Triple Expansion Engine
Carga: Carvão. conservas, manteiga e trigo

CONDIÇÕES ATUAIS:

A Busca
No entanto faltavam detalhes precisos, entre eles a data correta do naufrágio, e o mais importante, localizar os destroços, que até então só se sabia estarem na região da praia de Maricás.
A primeira tentativa, ainda sem sucesso, foi feita em 1999 por Maurício Carvalho, Sérgio Salvador, José Luis Oliveto e Célio Durães, infrutífera no que diz respeito a uma localização positiva, mas o suficiente para aguçar a curiosidade após confirmação de pescadores de que havia de fato não um, mas três naufrágios na região.
No dia 25/02/2003 Ivo Brasil e Maurício Carvalho voltaram à praia de Maricás, aproveitando o mar calmo e as águas claras de uma terça-feira de carnaval, porém inicialmente as informações desencontradas não inspiravam confiança, até que membros da colônia de pescadores da praia de Maricás, deram a pista da localização do naufrágio mais próximo à praia, "logo ali Dotô, depois do aeroclube, onde a pista começar a afastar do mar"... um tipo de "marca GPS nativa",a localização foi imediata, ajudados pelas condições do mar foi possível avistar o contorno das peças maiores a olho nú do alto de uma pequena duna da região.
 

Junto a arrebentação podem ser vistas as manchas
de rebojo provocadas pelas peças maiores.
O Naufrágio
De fato o naufrágio se encontrava bem próximo à praia, e a exploração foi feita em mergulho livre, o naufrágio se encontrava muito próximo da região da arrebentação com profundidades variando de 1 a 4 metros. Praticamente todo enterrado pela ação da arrebentação, foi possível identificar precisamente o contorno do navio, já que em função de ter sido enterrado muito rápido, provavelmente o mesmo não chegou a ter sua estrutura muito comprometida, sendo possível identificar inclusive os dois escovéns na proa.
 
   
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Vista da Ilha de Maricás, do ponto do naufrágio
 
Outra peça que ajudou na identificação posterior e que podia ser claramente identificada foram as máquinas do tipo Triple Expansion Engine. Foram encontradas também, três caldeiras, girabrequim, o volante do leme e o próprio leme, além do hélice e um guincho de proa.
Agora ficava a pergunta, o naufrágio estava localizado, mas seria mesmo o Highland Scot? Para responder esta pergunta seria necessário encontrar indícios do seu naufrágio naquela que é provavelmente a melhor fonte para estabalecer as condições e a data do naufrágio, por relatá-lo no momento de seu acontecimento, jornais da época.
 
Analisando a História

Iniciando a pesquisa próximo do que se sabia até então (maio/1918), foi possível descobrir o relato do encalhe e posterior naufrágio do Highland Scot em praticamente todos os jornais importantes da época. O sinistro ocorreu no dia 06.05.1918.
As notícias colhidas nos principais jornais nacionais e locais daquele ano confirmaram então que o navio encontrado na praia de Maricás era mesmo o Highland Scot, de bandeira inglesa. Alguns fatos que levaram a esta conclusão que podemos destacar são a comunicação que a polícia marítima recebeu em 07.05.1918 de Maricá de que um vapor havia encalhado nas imediações de São Bento e São Zacharias, a região em que os destroços foram localizados. Foi solicitado também em 08.05.1918 reforço policial para evitar o roubo da carga, constituída principalmente de carvão Cardiff e comestíveis (manteiga, conservas e trigo), por ladrões do mar em pequenas embarcações e habitantes locais que entravam pela praia, comprovando que o Highland Scot estava muito próximo à praia, conforme constatado na expedição que localizou o navio. Também ajudou a confirmar a identificação do navio dados da literatura citada anteriormente que apontava o tipo de máquina do vapor, triple expansion engine, conforme verificado no mergulho.
A companhia Lightrage foi então contratada para retirar a carga, o que foi feito utilizando várias chatas. No dia 19.05.1918, "O Fluminense" noticiava a ida para Maricá de um juiz que iria presidir o leilão dos salvados. No dia 22.05.1918 a maioria da carga de comestíveis foi arrematada pelo negociante Isidoro Kohn, e no dia 27.05.1918, foi arrematada a carga de carvão Cardiff.
O Highland Scot levava ainda 72 passageiros, todos salvos, assim como toda a tripulação, e levados a Niterói.

 
Agradecimentos especiais a colônia de pescadores da praia de Maricás

Pesquisas realizadas por: Ivo Brasil e Maurício Carvalho
Fontes
Subsídio para História Marítima, vol 1, 1938 - Desastres Marítimos no Brasil" - Dario Paes Leme
"Dictionary of Disasters at Sea During the Steam Age (1824-1962)" - Charles Hockins - Borough Librarian of Action, 1969
Jornal "O Paiz"
"Jornal do Comércio"
Jornal "Correio da Manhã"
Jornal "O Fluminense"
 

 
Um verdadeiro pesquisador sabe diferenciar as informações de fontes primárias de "viagens" pelo mundo virtual da Internet onde não existe certificado de confiabilidade.
No caso do Higland Scot, informações básicas, como datas e locais estão apresentadas de forma incorreta ou simplesmente ausentes em muitos Sites, pois a pesquisa não foi feita, assim como confiar nas demais informações?

Uma pesquisa séria, só pode ser feita com a união entre o trabalho de campo, identificando tecnicamente os destroços no fundo e reconhecendo a equipagem do navio e uma profunda análise de documentos de época, que confirmam essas características.
Ivo Brasil é um desses pesquisadores sérios, que não inventa informações para obter reconhecimento, e não baseia suas deduções em Sites que deixam de existir repentinamente. Tem a paciência necessária a incansáveis e longas buscas por documentos em bibliotecas, prática comum na pesquisa de naufrágios.
Maurício Carvalho
 
Ivo Lima Brasil Jr.
Ivo Brasil é engenheiro de computação com mestrado em inteligência artificial, e atua na área de comércio exterior. Mergulhador desde 1996 quando iniciou como mergulhador CMAS.

Atualmente é Tech Diver GUE, e Dive Mentor PDIC com especializações em Naufrágio, Rescue, Nitrox, Computadores e Multinível, Equipamentos e Vida Marinha.

Especial interesse em mergulho e pesquisa de naufrágios.

 
Bezerra de Menezes
O Naufrágio do Petrel