Cavo Artemidi

Revista Scuba, ano VI, Nº 51

Texto : Maurício Carvalho
 
Introdução

São 160 metros de naufrágio repletos de peixes e outros organismos, nas claras e quentes águas da agradável Salvador. Não seria preciso dizer mais nada. Por tudo, isso o Cavo Artemidi é um dos melhores pontos de mergulho do Brasil e sem dúvida uma necessidade no currículo de todo mergulhador de naufrágio (Foto 1 - navio).

Histórico

O enorme cargueiro grego embarcou em Vitória - ES. com uma carga de 16.800 toneladas de ferro-gusa de uma companhia siderúrgica mineira, parando em Salvador para reabastecimento.
Ao iniciar, sem reboque, a saída da Baía de Todos os Santos, foi arrastado pela forte corrente e às 2 horas, acabou por bater, ainda no interior da Baía, no Banco da Panela. Perdeu o controle do leme e foi arrastado até tocar o Banco de Santo Antônio, já fora da Baía. Permaneceu encalhado pela proa durante uma semana e apesar dos esforços para rebocar o cargueiro acabou por afundar preso às claras areias do Banco de Santo Antônio (Foto 2 - naufrágio).

Descrição

Toda a estrutura do navio, de proa e popa permanece inteira e apoiada corretamente no fundo. A única exceção é a lateral de estibordo do porão à frente do casario de popa, que ruiu em 1998.
A proa, em torno de 9 metros está enterrada no banco de areia e pouco pode ser visto atualmente dos guinchos, cabeços de amarração e correntes que aí estão.
Seguindo-se em direção a popa podemos acompanhar o convés, que ao longo de todo comprimento do navio, está partido ao meio e caído, na forma de um V. Provavelmente efeito dos trabalhos de resgate da carga, que utilizaram entre outros métodos poderosos eletro-imãs.
No centro do navio são vistos; parte dos mastros de carga, estivas, cabeços, guindastes e outras ferragens.
Pouco sobrou do casario da popa, que permaneceu fora d'água após o afundamento. A 14 metros, existe hoje um grande buraco, causado pelo desmoronamento em 1998 que destruiu a sala de máquinas, oficina e outros compartimentos.
Na popa, podem ser vistos guinchos, cabeços entre outras peças. Saindo do convés em direção ao fundo, encontramos a 31 metros, apoiado na areia clara, a quilha, leme e o eixo, de onde foi retirado o hélice (Ilustração - Croqui).

  

Condições de mergulho

Apesar de ser um paraíso, alguns cuidados devem ser tomados durante o mergulho no Cavo. As operadoras de Salvador sempre utilizam a parada de maré, porém, ela pode ser mais curta que sua vontade de conhecer o navio. Com profundidades de 31 metros é fácil entrar em descompressão, o que não será nada agradável com a forte correnteza de Salvador.
Além disso, a popa do navio já entrou em sua fase de desmonte e acredito que em pouco tempo, dobrado pela forte corrente da barra de Salvador, o Artemidi quebre e a popa tombe para um dos lados. Assim, as penetrações nos compartimentos da popa, devem ser evitadas.
Reserve para esse Titam, mais de um mergulho em dois ou mais dias, deste modo, ele poderá ser explorado com calma e segurança.

Agradecimentos
As operadoras Bahia Scuba e Underwater pelo apoio durante os mergulhos na Cavo Artemidi.

Ficha Técnica:
Nome do Navio: Cavo Artemidi
Data do Naufrágio: 25.09.1980
Motivo do Naufrágio: Encalhe
Local: Banco de Santo Antônio, saída da Baía de Todos os Santos.
Posição: Latitude: 13º 03' 19" Sul e Longitude: 038º 31' 34" Oeste.
Profundidade: 9 a 31 metros.
Tipo de Navio: Cargueiro
Nacionalidade: Grega
Comprimento: 180 metros
Carga: 16.800 toneladas de Ferro-gusa


Referências:
Anuário de Jurisprudência (Tribunal Marítimo), 1981, Vol. XXXIX, pág. 287.
Naufrágios e Afundamentos, Costa do Brasil - 1503 a 1995, 2000, José Góes de Araújo, Revista Veja, 08.08.1984 - Caça ao Tesouro.


 
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OBS: Na matéria original constam outros fotos