Destino: naufrágio


Mais que um Espírito


 
Revista Mergulho, Ano XIII - Nº 149 - dezembro/2008
Texto: Maurício Carvalho
 
O filme Bezerra de Menezes, o diário de um espírito conta a trajetória de uma importante personalidade
política e do espiritismo brasileiro. Divulga ainda mais um nome que mergulhadores já conhecem há tempos,
pois batiza um dos mais freqüentados e completos naufrágios do litoral de Angra dos Reis.

 

O naufrágio do Bezerra de Menezes passou longo tempo com sua história nebulosa, pois não existiam fontes primárias de informação sobre seu acidente. Assim como vários outros naufrágios, sua data de afundamento foi registrada de forma equivocada (1860) em documentos da Marinha.
Somente na década de 90, depois de muitos mergulhos no local, verificamos que existia um conflito em sua datação. O vapor possuía um hélice armado (as pás são atarrachadas ao corpo do hélice), porém, este equipamento só começou a ser utilizado em torno de 1890. Além disso, o Dr. Bezerra de Menezes só tornou-se notório após 1861 enão faria sentido uma homenagem antes disso.
O pesquisador Ivo Brasil e eu, começamos a levantar a biografia do homem que deu nome ao navio e a vasculhar jornais de época do período, em um trabalho minucioso e

 

Caldeiras, condensador e turco

paciente de pesquisa. Finalmente, o Ivo encontrou a notícia do afundamento em fevereiro de 1891. Era o fim de mais um mistério sobre os naufrágios do Brasil.

  O vapor da Cia Estrada de Ferro

FICHA TÉCNICA

DADOS TÉCNICOS
NOME DO NAVIO: Bezerra de Menezes
DATA DO AFUNDAMENTO: 02.02.1891
LOCAL:Angra dos Reis, RJ.
POSIÇÃO:
Laje Alagada
LATITUDE:
23º. 02'.075 Sul.
LONGITUDE:
044º. 18.037' West.
PROFUNDIDADE MÍNIMA: 6 metros
PROFUNDIDADE MÁXIMA: 13 metros
CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado.

DADOS TÉCNICOS
NACIOLNALIDADE: Brasileira

COMPRIMENTO: 55,8 metros
BOCA: 7 metros

DESLOCAMENTO: 500 Toneladas
TIPO DE EMBARCAÇÃO: Cargueiro
MATERIAL DO CASCO: madeira
PROPULSÃO: Hélice
CARGA PRINCIPAL: Madeira e cerveja
MOTIVO DO NAUFRÁGIO: choque
  Macaé e Campos saiu do porto do Rio de Janeiro no final de janeiro de 1891 para sua primeira viagem até Parati, ecom escalas em Angra dos Reis e Mangaratiba. O capitão Fonseca não conhecia os obstáculos dessa nova rota, ainda assim decidiu partir de Angra dos Reis no meio da noite. A uma milha do porto, chocou-se violentamente com a laje Alagada. Esta laje que quase não aflora a superfície, só passou a contar com uma bóia luminosa no início de 2008.
Após o choque, que abriu um grande rombo na proa, o navio permaneceu
encalhado e todos os 37 passageiros e os 24 tripulantes foram passados aos botes salva vidas e posteriormente levados a Sepetiba pelo vapor Daunfleu
 
O NAUFRÁGIO
Os destroços indicam que muitas partes do vapor; como máquinas e mastros, foram retiradas após o naufrágio. O que restou encontram-se alinhados com a laje, ainda na rota de choque. Na proa, a seis metros de profundidade, podem ser localizados os escovéns, guincho, turcos, segmentos de correntes e um cabeço de amarração. Ali também se encontra uma placa de identificação colocada pela SANPESUB, (Sociedade Angrense de Pesquisas Subaquáticas), um dos primeiros grupos a pesquisar os destroços.

 
 

Guincho de proa

 

 
Seguindo para o fundo, o casco limita os dois lados dos destroços. A meia-nau existem duas caldeiras, parcialmente enterradas, com partes do trocador de calor, duas câmaras de condensação do vapor e parte das máquinas e eixo.
Na popa, a 12 metros, é possível ver a o leme, seu arco e o corpo do hélice, ainda com os parafusos que fixavam as pás do hélice, expostos.

Devido à proximidade do porto de Angra dos Reis e do fundo da Baía da Ilha Grande, o local costuma ter águas claras somente até as caldeiras e, abaixo delas, a visibilidade costuma ser menor que 2 metros. Assim mesmo é um grande mergulho, o mar é muito calmo e a biodiversidade impressiona. Aproveite e vá conhecer uma das personalidades mais marcantes entre os naufrágios do Brasil.

 

 

 


Quem foi Bezerra de Menezes, "O médico dos pobres"
 

Nascido em 1831 em uma rica família do Ceara; Adolfo Bezerra de Meneses formou-se em medicina, tendo ficado conhecido por auxiliar os mais necessitados. Em 1861 foi eleito como vereador, seguindo carreira política até tornar-se presidente da câmara dos deputados.
Em 1870, Bezerra de Menezes fundou a Cia Estrada de Ferro Macaé e Campos, que mais tarde se tornaria proprietária do vapor que batizado com sua homenagem. Em 1894 tornou-se presidente e grande destaque da federação espírita brasileira. Morreu em 1900, tendo gasto toda sua fortuna em ajuda aos necessitados.

 

Veja mias informações em:

Naufrágio do Bezerra de Meneses

Especial Bezerra de Menezes, Fim do Mistério - Ivo Brasil

 
 

Curso de Mergulho em Naufrágios

 

Maurício Carvalho é biólogo, instrutor especialista em naufrágios, autor do SINAU (Sistema de Identificação de Naufrágios) e responsável pelo site Naufrágios do Brasil.

 

 


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