Destino: naufrágio
Pânico e Mistério
Principessa Mafalda


Revista Mergulho, Ano XIII - Nº 155 - Junho/2009 - Ampliada e revisada março/2019
Texto Maurício Carvalho
 

O desaparecimento do Luxuoso Principessa Mafalda nas águas baianas
- até hojé em local desconhecido - tem nuances de um Titanic:
pânico, ouro, tiros e pobres trancados no navio para proteger os ricos...

 
"A cidade ao acordar ontém foi dolorosamente surpreendida com a notícia de que havia naufragado em decorrência de um horrível acidente em suas caldeiras o belo paquete Italiano Princesa Mafalda, da poderosa frota da companhia Navegazione Generale Italiana... A muitos anos não se registrava em águas brasileiras desgraça tão considerável e que tão grande consternação produzisse no seio da nossa sociedade...

Jornal O Paiz 12.01.1920
 

Principessa Mafalda
 
O Transatlântico Principessa Mafalda foi construído em 1908, recebendo o nome da filha do rei da Itália Umberto I. Possuía uma longa história na companhia Italiana Navegazione Generale.
Em 1927 a longa carreira do paquete já cobrava seu preço e corriam fortes rumores, na imprensa e entre as companhias de seguro de Londres que o navio estava em más condições. Esses boatos fizeram a empresa anunciar que o navio deixaria a rota da América do Sul, passando a navegar apenas pelo Mediterrâneo.
No início de outubro, o Principessa Mafalda deixou Gênova para sua 90ª viagem para a América do sul. Mas assim que o navio saiu do Mediterrâneo começaram os problemas: em Barcelona, horas de atraso na partida, e, durante a travessia do Atlântico, diversas paradas de máquinas por muitas horas, sem que nenhuma explicação fosse dada aos passageiros.
Além da capacidade de navegação estar comprometida e em parte da viagem o navio navegar adernado para bombordo, as condições a bordo também não eram nada boas.
 

Duas posições anunciadas do Principessa Mafalda
Posição 1: 16º 58' sul e 037º 51' west
Posição 2: 17º 45' sul e 038º 11' west
  Os banheiros não funcionavam e a refrigeração estava defeituosa.
No dia 25 de outubro, depois de escala em Santos partindo de Buenos Aires, o paquete, em boa marcha, já passara ao largo dos Abrolhos. Após o almoço, muitos passageiros estavam recolhidos a seus camarotes e descansavam com as vigias abertas devido ao forte calor - piorado pelos problemas da refrigeração.
No final da tarde, tripulantes e passageiros foram violentamente surpreendidos com um grande estrondo na popa. Algumas testemunhas relataram até três grandes explosões.
O navio parou imediatamente e, grande quantidade de água começou a inundar a parte traseira do Principessa Mafalda, atingindo a sala de máquinas. Os alarmes foram acionados e, segundo todos os relatos, a partir daí o pânico tomou conta de bordo - passageiros armados, tiros disparados e pessoas sendo esfaqueadas por tripulantes!

 

Em meio ao pavor, muitos botes salva-vidas foram baixados, mas desesperadas, diversas pessoas se atiraram ao mar agitado, afogando-se.
Pelo telégrafo, o Paquete fazia pedidos desesperados às estações telegráficas e a outros navios na região: " SOS, Principessa Mafalda afundando, posição 16º 58' sul e 037º 51' west (aproximadamente 75 milhas do litoral entre Cumuruxatiba e Caraiva, BA; " - porém há controvérsias).
Diversos vapores navegaram em seu socorro: Voltair, Formosa, Empire Star, Mosella e Piauhy entre outros, passaram imediatamente a resgatar os diversos náufragos e botes salva-vidas, em torno dos quais, muitos cadáveres boiavam.
Os primeiros vapores a chegar assistiram aos derradeiros momentos do Mafalda.
O navio mergulhava de popa e outras duas explosões, provavelmente das caldeiras que ainda estavam quentes, foram ouvidas pelas centenas de passageiros presos no navio, pois não havia mais barcos de socorro.
 
 
O pânico foi o provável responsável por vitmar 305 passageiros , além de 32 tripulantes - o capitão entre eles.
 
 
  Uma grande nuvem de fuligem subiu do paquete e 3 horas depois do acidente, já na escuridão da noite, o Principessa Mafalda estava no fundo, levando muitos dos passageiros que se recusaram a pular no mar.
O navio transportava 287 tripulantes e 968 passageiros distribuídos em três classes.
O pânico, provavelmente foi o responsável por vitimar parte dos 305 passageiro e 32 tripulantes - inclusive o capitão Simone Guli.
No entanto, algo de muito estranho ocorreu nos últimos momentos do Principessa Mafalda: só na terceira classe o número de vítimas foi de 228. Alguns sobreviventes denunciaram que os passageiros mais pobres ficaram trancados nos decks inferiores, sem chances de abandonar o navio.
 

FICHA TÉCNICA


DADOS TÉCNICOS
NOME DO NAVIO:
Principessa Mafalda
DATA DO AFUNDAMENTO:
25.10.1927
LOCAL:
ao largo (75 milhas) de Cumuruxatiba, BA.
POSIÇÃO:
16º 58' sul e 037º 51' west
PROFUNDIDADE:
Possivelmente a mais de 2000 metros.
MOTIVO DO NAUFRÁGIO:
Defeito no sistema de propulsão que provocou entrada de água.

DADOS TÉCNICOS
NACIOLNALIDADE:
Italiana
ANO DE FABRICAÇÃO:
1908
ARMADOR:
Navigazione Generale Italiana
ESTALEIRO: Societa Eserazio Barini
COMPRIMENTO: 160 metros
BOCA: 18,3 metros
TONELAGEM: 9120

TIPO DE EMBARCAÇÃO: Paquete
MATERIAL DO CASCO: aço
PROPULSÃO: vapor
CARGA PRINCIPAL:
Valores de (250,000 ouro) 50 milhões de liras do governo italiano do governo argentino, fora os pertences dos passageiros.

 
 
 
Após a tragédia, duas versões tentavam explicar o acidente: na primeira, de um tripulante do vapor, uma das pás do hélice partiu-se e, o giro excêntrico do hélice passou a bater sucessivamente no casco, abrindo um rasgo a bombordo, que adernou o navio. A outra, que consta do relatório do comandante do Voltair, afirma que: o tubo do eixo do hélice direito rompeu, abrindo um orifício no casco. Possivelmente, os dois efeitos podem ter ocorrido em sequência; a quebra do eixo provoca o giro excêntrico do hélice que se choca contra o casco.
Muitos mistérios ainda cercam o naufrágio do Principessa Mafalda, inclusive sua real posição. O pesquisador do navio e, hoje, responsável por um belo Site do Principessa Mafalda. Me enviou, anos atrás, a seguinte carta:

"No jornal francês La Prensa, de 11 de novembro de 1927, existe um reporte do capitão do navio Saint Anthony, que poucos dias antes descobriu parte da ponte do Principessa Mafalda. Através da água muito clara, ele pode ver a maior parte do navio a cerca de 18 a 20 fathons (40 metros), o que significaria que o naufrágio estaria de lado, em águas com profundidade em torno de 75 metros".


Com todo esse mistério e história, esperamos que nossos mergulhadores possam se interessar por descobri-lo, aprofundando a pesquisa e, quem sabe um dia, desvendando sua posição e um pouco do mistério que envolveu suas últimas e trágicas horas de navegação.
 

Transmissões de telégrafo entre o navio italiano Princesa Mafalda e os navios
Formosa, Empire Star, Alhena eMosella que atenderam ao chamado
(As transmissões constam no relatório do radiotelegrafista do Formosa Sr. Emilio Andonard)

Após o momento do acidente o tempo é contado pela hora internacional
- 19:35h recebemos o S.O.S do Princesa Mafalda e a que demos resposta imediata.
- 19:38h do Mafalda ao Formosa "Aqui estamos em perigo esperem que vamos dar a nossa posição por enquanto calcule pela posição do meio-dia a razão de 13 milhas a hora aguardem notícias"
- 19:41h do Mafalda ao Formosa "A nossa posição agora esta 16, 58 Sul Longitude 37, 51 Oeste venham já porque necessitamos de auxílio"
- 19:43h do Formosa ao Mafalda "Recebemos todos os seus despachos informamos o comandante sobre sua posição"
- 19:45h do Empire Star ao Mafalda " Estamos à vista que perigo correm? vamos ao seu encontro"
- 19:47h do Mafalda ao Empire Star "Estou no cabine de radiotelegrafia não sei o que se passa o comandante apenas me disse chama S.O.S e pede auxílio há sério perigo nas máquinas"

- 19:50h do Alhena ao Mafalda "Chegaremos dentro de 20 minutos"
- 19:51h do Alhena ao Mafalda " Vamos ao seu auxílio chegaremos às 20:30h (hora de bordo)"
- 19:52h do Mafalda ao Formosa "Venham até nós venham em nosso socorro"
( nota do telegrafista do Formosa: minutos depois despacho das 19:52h ou seja as 19:56h cessaram as transmissões do Mafalda parece que ele falta corrente elétrica)
- 20:00 horas do Formosa a todos os demais navios " Damo-lhes o S.O.S do Mafalda e vamos em seu auxílio"
(numerosos vapores respondem ao mesmo tempo e não se ouve nada)
- 20:05 do Formosa ao Empire Star (que se encontra no local do sinistro) "qual a situação do Mafalda?"
- 20:06h do Empire Star ao Formosa "Estamos salvando náufragos"
- 20:08h do Formosa ao Empire Star "o Mafalda está submergindo? não se ouvem as suas transmissões"
- 20:10h do Empire Star ao Formosa "não está submergindo porém pede que lhe mandem todas as embarcações possíveis para salvamento"
- 20:17h do Empire Star ao Formosa "repete a posição do Mafalda"
- 20:20h do Alhena ao Formosa "numerosos passageiros do Mafalda abandonaram o navio neste momento encontram-se muitas embarcações no mar"
- 20:25h do Formosa ao Alhena "ali chegaremos às 20:30h"
- 20:26h do Alhena ao Formosa "chegarão tarde aprestem-se"
- 20:27h interceptado do Alhena do Mafalda para os outros "se há outros vapores nas proximidades que venham incontinente"
( neste momento devido ao pânico confundem-se as ondas rádio telegráficas no entanto seguimos saber que o Alhena e o Empire Star se encontram no local do sinistro e que os seus tripulantes porfiam em salvar os náufragos do Mafalda não ouvimos as comunicações do vapor italiano porém supomos que sua estação deve trabalhar com as daquele navio"
- 20:28h do Mosella ao Formosa "Aqui a nossa posição é de meio-dia 17.47 sul 38.32 oeste"

 

- 20:40h do Formosa ao Mosella "Transmitimos o S.O.S do Mafalda e pedimos que venham"
- 20:50h do Empire Star ao Mafalda "Estamos aqui pescando náufragos"
- 20:52h do Alhena ao Mafalda "Pescamos todos os náufragos que encontramos vamos fazer funcionar as máquinas"
- 20:54h do Mosella ao Formosa "Prosseguimos viagem até o local do sinistro e dar- lhe-emos os náufragos que salvamos que aconteceu ao Mafalda?
- 21:00h do Formosa ao Mosella "Não o sabemos com segurança"
- 21:10h do Formosa ao Mosella e ao Empire Star "se não podem conservar a bordo os náufragos do Mafalda recolhi-os-emos amanhã"

- 21:11h (ouvimos que o Mafalda falava ao Alhena mas não conseguimos apanhar o que eles diziam)
- 21:35h do Empire Star ao Formosa "Estamos lançando os nossos botes a água e nós aproximamos do Mafalda a seu bordo a muita gente o Alhena está também aqui recolhendo náufragos"
- 21:50h do Mafalda ao Formosa "Lancem fogos de bengala e preparem todos os seus botes de salvamento. Há muita gente a bordo e estamos sem embarcações"
- 22:00h do Empire Star ao Mafalda "Quantas pessoas existem a bordo?"
- 22:17h do Mafalda ao Empire Star "Espere um momento vou perguntar"
- 22:27h do Mafalda ao Empire Star "não sei quantos exatamente muitos abandonaram o navio em botes porém ainda há muita gente a bordo"
- 22:35h do Mafalda ao Formosa "Temos ainda cerca de 500 passageiros a bordo prepare todos os seus botes"
- 22:45h do Mafalda ao Formosa "Estamos sem luz façam o fogos de artifício"
- 22:51h do Mafalda ao Formosa "Lançaremos 3 fogos de bengala roxo verde e branco são os últimos que temos mandem todos os botes de que disponham"
- 22:56h do Mafalda ao Formosa "Urgente providenciem rapidamente. Estamos submergindo. Ajudem venham os três (referindo-se ao Formosa ao Empire Star e ao Alhena)
- 23:00h do Mafalda ao Formosa "Não temos mais luzes estamos entre o Empire Star e o Alhena. Espere um momento voltaremos a chamá-los"
- 23:15h do Mafalda ao Formosa "Têm refletores"
- 23:18h do Formosa ao Mafalda "Coragem estamos no local do naufrágio" (nesse momento o Formosa achava-se pouco mais de 50 metros do Mafalda"
-23:19h do Mafalda ao Formosa "Obrigado muito obrigado. Teremos coragem porém há a bordo muitas mulheres e crianças Espere um pouco vamos fazer sinais com Flash lights"
-23:30h do Mafalda ao Formosa "Diga as suas embarcações que venham a bombordo porque estibordo é impossível"

 

Depois das 23:30h a estação radio telegráfica do Formosa não recebeu mais nenhuma comunicação do Mafalda e as transmissões que realizou foram dirigidas e recebidas dos vapores que também se encontravam no local entregues a tarefa de salvar os náufragos.
- 09:00h h do dia seguinte transmitia o rádio telegrafista do Formosa a todos os navios a dolorosa nova do afundamento do Mafalda neste despacho " O Princesa Mafalda submergiu e aqui estamos quatro vapores recolhendo os seus náufragos".

 

FONTES

Jornal O Paiz, 12.01.1927 - Os Boatos Sobre o Princesa Mafalda, pág 01.
Jornal O Paiz, 26.10.1927 - Justificação Pelos Tiros Dados a Bordo, pág 01.
Anais Hidrográficos, tomo XII, vol. 4 - Acidentes Marítimos no Brasil, pág. 75, Marinha do Brasil.
INTERNET: Principessa Mafalda <http://www.principessamafalda.freeservers.com/>.


 

Veja mais informações em:

Curso de Mergulho em Naufrágios

 

Maurício Carvalho é biólogo, instrutor especialista em naufrágios, autor do SINAU (Sistema de Identificação de Naufrágios) e responsável pelo site Naufrágios do Brasil.

 

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