Marguerite |
Histórico: | ||
Durante muitos anos, não se sabia a identificação deste naufrágio, sendo por isso ele, chamado de "Areeiro". Finalmente em abril de 2001, graças fundamentalmente ao auxilio do Engenheiro TARCÍSIO VILARINHO GOMES DE OLIVEIRA de Recife, pudemos finalmente confirmar sua identificação. | ||
O
navio lameiro ou areeiro Marguerite, da Companhia Carioca de Dragagem, já
se encontrava em mau estado quando foi recolhido ao Estaleiro do Pina, em Recife,
para uma reforma. Deixou o estaleiro no dia 05 de dezembro para participar das
obras de modernização do porto de Recife (PE.). O navio foi totalmente
vistoriado pela capitania do Portos, após seu retorno ao serviço. O navio, junto com outros dois, recolhia a lama das dragas que trabalhavam no interior do porto, levando o material para ser solto em alto mar. |
Navio lameiro Marguerite ![]() |
Na legenda
original pode ser lido: Antes da Explosão - O Marquerite voltara ao mar no dia 5 de dezembro (foto de Rui Carneiro) |
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Naufrágio: No dia 16 de agosto o navio deixou o porto para mais uma descarga de sedimentos, o mar estava agitado. Quando o material já havia sido liberado e o navio retornava ao porto de Recife. Passava um pouco das 15 horas, quando houveram duas violentas explosões nas cladeiras. O navio começou a afundar rapidamente, tocando o fundo do local conhecido como Banco dos Ingleses. A proa permaneceu de fora por dois dias, antes de afundar totalmente. Os 10 tripulantes acabavam de se reunir na popa para tomar um café e dois deles dirigiram-se a proa para fumar um cigarro. Com a explosão eles foram atirados à água, sendo os únicos sobreviventes. Os sobreviventes não souberam explicar as causas do afundamento. Com o barulho ouvido do porto, foram enviados rebocadores para o socorro, os dois sobreviventes e mais um corpo foram recolhidos. |
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Vista em 2007 da bóia que marca a posição do Areeiro,ao fundo a cidade de Recife. | ||
(Legenda
Original) VISTA AÉREA - este é uma vista aérea do "Marguerite" uma hora após a explosão. (foto: Maurício Coutinho) |
Os mergulhadores
da marinha não conseguiram mergulhar nos destroçoas nos dois dias
seguintes a catástrofe a procura de outros cadáveres, devido as
condições do mar. Durante os 10 dias seguintes, 5 cadáveres e parte deles foram encontrados nas praias do Janga e Boa Viagem em torno da cidade de Recife. O navio estava segurado em mais de 300 mil cruzeiros. |
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Descrição: O navio encontra-se alinhado com a entrada do porto, com a proa presa sobre a laje que é marcada com a bóia de Perigo Isolado. Embora encontre-se sobre fundo de areia, existem formações coralíneas a seu redor. O navio está completamente desmantelado, sua estrutura desabou entre 1997 e 2004. A popa encontra-se desmantelada, não sendo possível distingüir o hélice e o leme; o volante do comando do leme é visto sobre a estrutura da popa que está caída para trás. |
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A
frente desta estrutura de popa, encontramos as máquinas, com dois grandes
cilindros. |
![]() Estrutura de popa. | ![]() Máquinas do Margarite |
À
frente deste conjunto, o casco desmoronou totalmente até a proa. O interior
do navio, que já foi um compartimento único destinado ao material
coletado na dragagem, não passa de um amontoado de ferros onde podem ser
vistas as colunas que sustentavam a passarela que existia acima do nível
do convés. A proa está praticamente destruída, apenas uma parte do costado de boreste resiste em pé e sobre ele está apoiado parte do bico de proa com o reforço e o escovém. A bombordo todas as estruturas estão caídas. Não existem âncoras ou correntes. Devido a proximidade do porto a visibilidade costuma ser ruim para o padrão de Recife (em torno de 15 metros) além disso é costume afirmar-se que o local é freqüentado pelos tubarões Cabeça Chata que atacam surfistas na região da praia de Boa Viagem em Recife. . | ![]() Draga semelhante a Areeiro. |
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Hoje
o costado domina o cenário. | Existem
vários cabeços de amarração | Escovém
na proa caída |
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