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Histórico |
Foi
construído por Ardrossan Drydock & Shipbuilding Co., de Greenock, na
foz do rio Clyde, em 1929. Esta série de navios ficou conhecida como Baron
Line, pois todos os navios tinham nomes de barões. Era um pequeno cargueiro
do tipo então clássico, denominado "three island", Construído na Alemanha, com o nome Amer Bonalfan, foi repassado a Inglaterra como parte do pagamento pelas perdas de navios da Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial. |
Durante
a 2ª Guerra Mundial, o Barão de Dechmont,
procedente de Barry e Milford Haven e com destino a Recife; navegava fora de comboios,
quando foi torpedeado na posição 03 º 11' S e 38º 41'
W por um submarino alemão, provavelmente o U-507,
que posteriormente foi afundado pela aviação de patrulha. |
Trinta
e seis tripulantes do cargueiro chegaram em baleeiras à costa do Ceará
no dia seguinte. |
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Guindaste
de proa. | Guincho
dos páus-de-carga. | Canhão
de popa. |
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Descrição |
O
navio astá apoiado de quilha no fundo. A estrutura encontra-se
rompida a meianau e pouco antes da estrutura da proa, que está
adernada para bombordo. A Popa é a seção mais inteira do navio, mas o hélice foi removido. Pendurado na murada a estibordo da popa está o canhão, e logo a sua frente encontra-se o volante do leme, cabeços de amarração e um guincho. Segue-se o 2º porão de popa, bastante assoreado, a frente da estiva outro guincho e a base do mastro de carga. A frente da base do mastro está o 1º porão de popa, dentro dele pode ser identificada a casa do eixo. O compartimento de máquinas está completamente vazio, sem sinais das máquinas a vapor. Neste ponto o casco esta bastante quebrado, o que poderia ser a área de impacto do torpedo. Seguindo-se em direção a proa existem duas grandes caldeiras ainda fechadas. O 2º porão de proa que possui uma passagem por bombordo até a proa a boreste também existe uma passagem com penetração de cerca de 10 metros. A partir do início do 1º porão de proa o casco está totalmente destruido e separado da proa. Na proa existe uma estrutura articulada no casco, em forma de V, que parece ser um pau-de-carga de configuração pouco usual. |
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Normalmente grandes
meros frequentam o naufrágio.
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Todos
os passadores de cabos possuiam grades. | O
volante do leme com engrenagens do sistema a vapor. |
O
Baron Dechmont é um belo naufrágio, mas devido a sua estrutura e
ao local do naufrágio, exige treinamento avançado e de naufrágio
para que possa ser feito de maneira tranqüila e segura. Procure treinamento
de boa qualidade para que possa desfrutar da melhor forma deste naufrágio. |
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Agradecimentos: |