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Histórico |
Durante muitos anos, a história contada sobre este navio era de que teria sido torpedeado durante a Segunda Guerra, porém, os destroços não mostravam marcas de ter sofrido o impacto de torpedos. Existiam registros para o nafrágio em 1908, que também mostravam-se inconclusivos. |
Em
1999 mergulhadores de Recife, localizaram uma peça da caldeira com um nome
Florida gravado nele. A partir deste nome pode ser feita uma pesquisa que permitiu
a identificação positiva do naufrágio. | ![]() A proa permanece imponente, apoiada sobre o fundo |
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Descrição |
O
Reboque encontra-se pousado corretamente no fundo. Sua linha geral mantém
ainda uma integridade até o nível mais elevado do casco. |
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No
meio da embarcação existem
| O
banheiro do Reboque ainda pode ser observado no nível do convés. |
dois grandes
rombos ao lado das máquinas. |
No meio do Reboque
encontramos sua máquina a vapor ainda na posição correta;
ela se revela do tipo Duble
Expansion Engine. A cerca de 5 metros das máquinas está a caldeira; seu diâmetro ocupa toda a boca da embarcação. A frente da caldeira o casco está pouco conservado com passagens entre o cavername. Dois metros à frente da caldeira, junto da borda de bombordo pode ser visto o que sobrou de um banheiro, com os restos das paredes, o vaso sanitário e até sua tubulação. No castelo de proa ainda existe o guincho em sua posição normal. Ao longo dos bordos estão os cabeços de amarração. No meio da popa, pousado sobre a quilha está um hélice reserva. |
![]() Visão da Proa com a caldeira em destaque |
![]() Visão da Popa, com hélice reserva visível |
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Em janeiro de 2009 verificou-se que a âncora, tipo almirantado, que existia junto ao rombo da lateral de bombordo foi removida do local e desapareceu. Não é certo que a âncora pertencia originalmente ao Florida, porém, ela já se encontrava no local, pelo menos desde 1993, quando nossos primeiros registros gráficos do naufrágio foram feitos. A âncora não poderia ter sido retirada acidentalmente, o que indica o furto com consequente perda do patrimônio subaquático. |
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O
guincho de proa se destaca sobre o convés. |
Máquina
a vapor de dupla expansão. |
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Parte da grande
caldeira no centro dos destroços.
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O hélice
e leme permanecem em suas posições.
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