USS Spiegel Grove
Key Largo - afundamento 10.06.2002
Seis milhas ao largo de Key Largo, Dixie Shoal
Latitude 25° 04.00' N; e Longitude 80° 18.65' W

Principais naufrágios da Florida

Duane, City of Washignton
, Vandenberg

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Histórico
O LSD 32 Spiegel Grove era um grande navio doca para barcaças e overcrafts de desembarque da classe Thomaston da Marinha dos Estados Unidos. Ele foi lançado ao mar em 10 de novembro de 1955 pelo estaleiro Ingalls Shipbuilding Corp., Pascagoula, no Mississipi e apresentava mais de 153 metros de comprimento e 16,4 metros de boca, deslocando 6.880 toneladas brutas.
O navio teve uma longa lista de serviços pela Marinha Americana, participando de operações de ajuda humanitária até apoio as operações da NASA, esteve na ativa até 1989, quando foi descomissionado.

O Afundamento
Depois de muitos atrasos o navio, já desativado, foi finalmente transferido da Virgínia para a Florida em maio de 2002. O navio foi limpo e preparado para tornar-se um recife artificial do projeto de recifes da Florida. O custo total de preparação foi de mais US$ 1 milhão. No dia 17 de maio de 2002 o navio foi rebocado para a posição escolhida para o afundamento e as equipes lançaram âncoras de 12 toneladas para estabilizar o navio.
Começaram a inundar seus tanques de lastro com água enquanto realizavam outras providências. No entanto o Spiegel Grove começou a adernar para estibordo e afundar prematuramente. Os trabalhadores abandonaram as pressas o navio, que continuou a rolar, a popa apoiou no fundo do oceano e a proa ficou para fora d'água, finalmente o casco terminou de girar e o Spiegel Grove assentou no fundo de cabeça para baixo.

 

Dimensões: 153 x 16,4 metros
Tonelagem bruta: 6.880 toneladas
Construção: 1956
Tipo: Navio doca (apoio a desembarque)
 

Após o naufrágio ele ficou em uma posição particularmente perigosa para os mergulhadores que se aventurassem no seu interior e que reduziria a vida útil do naufrágio com objetivo de turismo subaquático
Por isso, providencias foram tomadas imediatamente e entre os dias 10 a 11 de junho de 2002, a companhia Resolve Marine Group fixou airbags com flutuabilidade de 350 a 400 toneladas e bombeou ar para os tanques do casco de bombordo para deslocar pelo menos 2.000 toneladas de água e o navio foi rolado para boreste. A operação teve um custo de US$ 250.000. Em 26 de junho de 2002, o naufrágio foi aberto a mergulhadores recreativos com o navio apoiado sobre o costado de boreste.
Nos anos que se seguiram, foram feitos planos para que a Marinha Americana reposicionasse o navio com a quilha no fundo. Três anos depois, Em julho de 2005, fortes correntes e ondas geradas pelo furacão Dennis, quando este estava a leste de Cuba, empurraram o navio para a posição vertical apoiado na quilha como pretendida a cerca de 40 metros. A natureza fez o trabalho da Marinha.

 

Um overcraft retornando a doca do Spiegel Grove

O Mergulho - Profundidade: de 15 a 40 metros
O navio é enorme, um dos maiores recifes artificiais do mundo e está localizado nas águas cristalinas do Santuário Marinho Nacional de Florida Keys, em
Dixie Shoal ao largo de Key Largo. Ele e frequentemente definido como o melhor naufrágio da região das Keys e um dos melhores do mundo e é bem fácil concordar com isso. Prepare-se para ficar deslumbrado.
O navio é tão grande que costumeiramente as operadoras fazem dois mergulhos um em uma das boias da proa ou meia nau e outro em uma das boias da popa. O navio conta com seis pontos de ancoragem ao longo do casco e fechar o navio em dois mergulhos vai requer pernas e abandonar os detalhes. Penetrações e exploração mais cuidadosas precisarão ficar para outros mergulhos.
As operadoras locais exigem do mergulhador nível de avançado para mergulhar no S
piegel Grove. O local é sujeito a correntes fortes frequentes e como as boias ficam instaladas o cabo apresenta grande quantidade de organismos marinhos aderidos. Assim, recomenda-se fortemente o uso de luvas para proteger a mão durante a descompressão.

Passando pelos canais para atingir o mar aberto
 
Se você se soltar do cabo e lançar um deco marker o operador só ira atrás de você depois de retirar todos da água, não costuma haver bote de apoio. Então atenção no brifing e é melhor descer pelo cabo e retornar por ele.
O convés superior fica cerca de 20 metros abaixo da superfície da água e a quilha está afundada na areia a 41 metros. A maior parte do mergulho geralmente é feita entre 20 e 30 metros.
O navio está fortemente colonizado pela fauna, além de corais e esponjas, peixes de recifes e muitos peixes de passagem frequentam os destroços.

Considere dividir seu mergulho em três partes do navio, você poderá curtir melhor cada parte, mas não vai ser possível ver tudo do mesmo jeito. Em ordem recomendo meia nau, popa e proa / meia nau. Isso mesmo, a superestrutura vale mais de um mergulho, que trocaria pela proa, mas todo planejamento depende de seus objetivos.
 

Navio antes de seu afundamento
     
Toda a superestrutura apresenta muitas aberturas
A superestrutura está entre 20 e 30 metros
Diversas passagens entre os dois bordos
     
No interior existe muito sedimento
As correntes passam fortes nas dordas do navio
Placa com o nome dos colaboradores do projeto
 

A proa
é uma área proporcionalmente curta, acerca de 30 metros. É formada por um convés varrido com as tradicionais peças do serviço de ancoragem, como guinchos e cabeços de amarração. Logo há uma primeira elevação, onde está posicionado o canhão de proa. A segunda elevação, já leva o mergulhador ao nível da ponte de comando. Na minha opinião é a parte menos interessante do naufrágio, mas, devido a profundidade tive muito pouco tempo para explorar essa área dos destroços e apontos interessantes podem ter passado sem minha percepção em um navio tão grande.


Meia nau
O casco central e superestrutura da embarcação são um verdadeiro labirinto gigante, com centenas de compartimentos, da sala de comando, passando por banheiros, cozinha, até a sala de controle do guincho e do desemabarque, na parte mais alta do navio.
Toda a superestrutura foi preparada, com uma série de passagens e aberturas de maneira que será dificil encontrar-se em uma zona completamente escura. Assim mesmo, pode haver sedimento, o que poderá reduzir a visibilidade a quase zero nos compartimentos mais internos. Como todo sedimento em naufrágio se for agitado pode causar desorientação principalmente em mergulhadores menos treinados.


Spiegel Grove
Florida - Key Largo
Dimensões: 153 metros / 6.880 toneladas
Construção: 1956
A
fundamento: 2002

 

 

 

 

Um excelente croqui do Spiegel Grove, assim como
de outros croquis da região podem ser comprados
em preanchetas a prova d'água
 
A Popa
É sem dúvida nenhuma a parte mais intensa do Spiegel Grove. Junto ao fundo estão os enormes hélices e algumas informações dizem que é possível passar por debaixo do casco. Mas como resistir a penetrar no espaço que era reservado as embarcações de desembarque. Uma abertura gigantesca, com paredes de madeira (proteção para evitar o impacto durante a docagem) corredores com muradas, guinchos, escadas e tudo mais que você veria em uma doca seca. O heliponto, que é visto na foto do navio na superfície, não mais existe, assim, a doca está parcialmente descoberta e os enormes guindastres dão uma ideia da distância e limite da penetração.
 
O enorme guincho sobre a doca
Entrada da parte coberta da doca
Passarelas laterais ao longo das docas
 

 

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