Naufrágios da Florida
.....Uma viagem para apaixonados por Mergulho em Naufrágios
 
Benwood, Bibb, Duane, Eagle, City of Washignton, USS Oriskany, Spiegel Grove, Thunderbolt, Vandenberg
Em breve outros naufrágios
 

 

O estado da Flórida nos E.U.A. é um dos locais mais famosos do mundo por seu potencial turístico. Mas além de dezenas de parques temáticos e shoppings ele é um famoso point para os apaixonados por naufrágios. Para mergulhadores que costumam apreciar mais tranquilidade e contato com a natureza a Florida oferece belíssimas praias e a água do, generosamente espalhada pelo litoral graças a corrente do Golfo, tornamdo-se um paraíso náutico.
A Flórida tem um dos maiores e mais antigos programas de afundamentos programados de estruturas, para a formação de recifes artificiais do mundo. De 1940 até 2024 já foram afundados mais de 3.800 estruturas, entre recifes de concreto, navios, plataformas,
um avião 727, embora de gosto duvidoso, carros e tanques de guerra.

 

Desde o descobrimento das Américas, o local é uma importante rota comercial para a Europa, associado a isso, está o fato de ser uma região de passagem de furacões. Oresultado não poderia ser diferente, seu litoral é uma das localidades do mundo com maior frequência de naufrágios.
São centenas de destroços que contemplam mais de 500 anos da história trágico marítima do continente.
Ao lado dos recifes artificiais, esses naufrágios naturais formam um patrimônio praticamente inesgotável de navios para serem mergulhados.

No intuito de conhecer alguns dos famosos naufrágios da região, selecionamos os mais interessantes, considerando aspectos históricos, técnicos e de cenário. Com tanta variedade não é difícil escolher um grupo de naufrágios que associam importância a uma água clara e quente.

De Miami até Key West, a ilha mais projetada para o Caribe do litoral Americano, são centenas de pequenas ilhas (Keys), além de uma profusão de recifes coralíneos.
Na região, entre outras atrações, está o Parque Nacional Marinho de John Pennekamp, primeiro parque nacional marinho nos Estados Unidos e famoso por dezenas de cenas da série de TV "Flipper", um grande santuário de corais. Somando-se a isso um intenso balneário turístico, com agitados restaurantes, bares e boates e segundo os moradores de Key West: "O mais belo pôr do sol do mundo"
.
Do lado interno da península da Florida, seguindo-se em direção ao Golfo do México ainda existe a cidade de Tampa e seu famoso parque Bush Garden e o litoral se estende até a cidade de Pensacola.
Alguns desses navios se destacam e merecem uma visita.
Didaticamente é fácil identificar
na Florida três grandes regiões com base nos mergulhos em naufrágios.

 
 
Mapa da Flórida
 

 
Cidade de Miami e suas adjacências
Entre as mais famosas estão: Key Biscaya, Miami beach, Fort Fort Lauderdale, Boca Raton e Palm Beach.
Nela você encontrará todas as facilidade de uma grande cidade, com muitas opções de operadoras de mergulho.
As condições do mar são um pouco mais complexas, pois a costa é aberta diretamente ao Atlântico e sujeita as correntes de saída do Caribe. Ventos fortes e mar agitado podem surgir rapidamente cancelando o mergulho com um dia de antecedência. Miami é inclusive área da passagem de furacões, mas no geral, a água é clara e quente e os mergulhos são ótimos.
Os naufrágios que se destacam nessa região são: Tortuga, Mercedes, Deep Freeze, Ultra Freeze, Proteus e Tacoma Wreck.

Lista completa dos naufrágios de Miami
   
Miami Beach
Fort Lauderdale
Uma das várias pontes dos canais de Miami

Floridas Keys
Essa região é formada por uma linha de ilhas que se prolonga, a partir do continente norte americano, para dentro do Golfo do México e que apresenta condições de águas e fauna muito semelhantes a do Mar do Caribe. São centenas de ilhas interligadas por centenas de pontes, formando a Rodovia 01 do Atlântico, só a estrada já vale a viagem.
As principais ilhas, onde estão os maiores hotéis e mais conhecidas operadoras de mergulhos são Key Largo, Islamorada, Marathon e Key West, que é o ponto mais ao sul do território americano.
A viagem por essa região deve ser feita de carro, sem pressa, pois em todas as ilhas existem ótimos mergulhos e outras atrações para os mergulhadores. Sem contar o enorme número de lojas e operadoras de mergulho a disposição para quem precisa comprar mais uma coisinha, "como se a tralha de mergulho acabasse... sempre têm mais uma coisinha para comprar".

Em 1994 os órgãos estaduais americanos da Florida perceberam que era necessário proteger o patrimônio histórico e biológico da região e por isso, foi desenvolvido um projeto de conservação pela FKNMS (Florida Keys National Marine Sanctuary), que já em 1999 protegia nove navios afundados: Adelaide Baker - 1889, Amesbury - 1887, Benwood - 1950, City of Washington - 1917, Duane - 1987, Eagle - 1985, North America 1842, San Pedro - 1733 e Thunderbolt - 1986.
 

Florida Keys
   
Key Largo
No meio do caminho entre Miami e Key West, cortado pela Highway 1, está a ilha de Key Largo. É a primeira e maior ilha a partir do continente. Apresenta excelente infraestrutura, com grandes redes de hotéis, supermercados, outlets, lojas de mergulho e outras grandes lojas de departamento. Também existem diversas operadoras que realizam mergulhos. A partir da década de 1960 foi fundado o
Parque Nacional Marinho de John Pennekamp e os naufrágios que ocorreram em seu interior passaram a receber a atenção e proteção do parque. Em todos esses naufrágios o acesso dos mergulhadores é livre, porém percebemos uma preocupação muito grande com a preservação dos sítios. Os naufrágios são marcados com várias bóias de ancoragem (chegamos a ver seis delas) que permitem a atividade de diversas embarcações simultaneamente. As tripulações dos barcos de mergulho incluem em seus briefings avisos sobre a proteção aos destroços. O número de operadoras de mergulho é alto e a atividade muito intensa nos meses de verão. Para não dizer que tudo são flores, durante nosso mergulho no City of Washington, uma lancha particular, lançou uma pesada âncora sobre os recifes e a menos de dois metros e nós. Mas enfim, "não existe procedimentos seguros, os idiotas são muito inventivos".
Entre os mais importantes naufrágios estão: Spiegel Grove, Duane, City of Washignton, Bibb e Benwood (minha ordem de preferência)
Em Key Largo também está o melhor acesso para
o Parque Nacional Marinho de John Pennekamp, e diversos mergulhos podem ser feitos a partir da praia.
     
Uma das "milhares" de pontes a caminho de Key West
Muitas atrações ao longo da estrada 01 do Atlântico
Muitas operadoras boas ao longo das ilhas
 
Islamorada
A partir dela pode ser atingido o Eagle, que também vale um mergulho.
Além disso, é imperdível uma visita ao The Florida Keys History of Diving Museum, com centenas de escafandros e outros equipamentos que fazem parte da história do mergulho, ingresso barato e horas de divertimento. Particularmente achei divertido o tunel do tempo, onde os equipamentos estão dispostos por sua date de utilização.
Bom gostei pelo menos até descobrir que antes da metade do tunel, já existiam equipamentos que eu utilizei... brincadeirinha sem graça!
     
Museu do mergulho
Grande coleção de escafandros
Muitas peças históricas
 
Marathon
Desta ilha partem as operadoras que frequentemente mergulham no Flager's Barge e no Thunderbolt, melhor naufrágio desta ilha.
 
Keyw West
O local por si só já é um espetáculo, a cidade, um tranquilo de balneário, a noite ferve com bares restaurantes que apresentam uma variedade de shows de blues, jazz e rock. A partir de Key West está o Gen. Hoyt S. Vanderberg, um dos maiores naufrágios do mundo. Além disso, em Key West estão o Southwest Point, o extremo sul dos Estados Unidos, que segundo eles "em dia de céu claro é possível ver Cuba". Ali pertinho, é vendida a melhor torta de limão do mundo (e eu concordo), a fila é grande mas vale a pena. Ainda existe o museu Key West Shipwreck Historium Museum, que fala dos naufrágios históricos da região.
Finalmente, fechando com chave de ouro, uma visita ao Museu do Galeão N. S. Atocha, (Mel Fisher). Esse galeão espanhol, afundado em um furacão em 1622, teve seu tesouro encontrado e explorado pelo Pesquisador Mel Fisher na década de 1980. Você vai poder tocar nos lingotes de outro, prata, comprar uma de suas famosas moedas ou até uma esmeralda é inesquecível.
     
As casas antigas de madeira dão um charme especial a Key West
Bondes e carros elétricos circulam pela cidade
Southermost Point o extremo sul dos Estados Unidos
 
Museu do N. S. de Atocha
Parte do tesouro resgatado está em exibição
Nostra Senhora de Atocha
 
Milhares de moedas de prata foram recuperadas
Muitos lingotes de ouro faziam parte do tesouro
Jóias e esmeraldas em grande número no naufrágio
 
Fato curioso e que moedas do navio e esmeraldas são vendidas na loja do museu. Acompanhei durante anos as pesquisas e esforços de Mel Fisher. Nos 30 anos de pesquisa, ele perdeu, durante uma tempestade um dos filho e a nora no naufrágio de uma das embarcações de pesquisa. Mas finalmente um dia a descoberta do filão principal com milhões de dólares do tesouro. Depois anos de briga na justiça para se tornar legalmente o proprietário da riqueza.
Então não resisti
e comprei uma das pequenas moedas na forma de um pingente. Queria mesmo uma das esmeralda, mas $$$$...
Quis o destino que a moeda também me fosse levada, mas tesouros são assim mesmo, escapam entre nossos dedos...

 
Golfo do México
A terceira é a região da Florida é a que está voltada para o Golfo do México. Na costa de Pensacola, já na divisa da Florida com o estado do Alabama, as águas são mais turvas devido a presença do desague de rios como o Mississipi. Ao sul, na ponta da península, também existem locais de grande interesse e boa visibilidade como a região de Tampa.
Nesta região da Florida está o único porta aviões, com facilidade para mergulho. O USS Oriskany.
Ele pode ser atingido a partir de Pensacola, no extremo do estado, mas vai valer a viagem.
É um porta aviões, então alguns dias de mergulho são necessários para conhecer um mínimo desse naufrágio.
Existem outros naufrágios em frente a Pensacola, Austin e Panamá City como San Pablo, YDT 14, Miss Louise, USS Chippewa, USS Accokeek, USS Strength, entre outros.
 
 

 
Naufrágios das regiões de Miami, Key Largo e Key West
 

Adelaide Baker
Adolphus Busch
Almirante
Amaryllis Wreck
Amesbury
Ancient Mariner
Andro
Arida
Belzona Barge
Belzone Two
Belzone Three
Bemwood
Bibb
Bill Boyd
Biscayne Wreck
Budweiser Wreck
C-One
Captain Dan
Captain Tony
City of Washington
Conception
Corey N Chris
Deep Freeze
Delray Wreck
Doc DeMilly
Duane
Eagle
Empire Mica
Guy Harvey
Hydro Atlantic
Jim Atria
Johnny Morris
Lowrance
Mathew Lawrence
Mercedes
Miss Karline
Mispah Wreck
Noula Express
North America
Orion
Owens
Patricia
Proteus
Renegade
Ronald B. Johnson
Rodeo 25
RSB-1
Tracor Dry Dock
San Pedro
Slobodna
South Seas
Steane D'Auray
Tarpoon
Thunderbolt
Tortuga
Tug
UltraFreeze
Vandenberg
Takoma Wreck
Spiguel Grove
USS Oriskany
       
 

shipwreck wreck