U-171
Um Trágico Retorno
Por: Nestor Antunes de Magalhães


O U-171 era um submarino Tipo IX C, com 76,8 metros de comprimento, 1.120 toneladas de deslocamento na superfície e 1.232 toneladas submerso. Quatro motores, dois diesels e dois elétricos que proporcionavam uma velocidade máxima de 18,3 nós e 7,3 nós, respectivamente na superfície e submerso. Seu armamento era composto de quatro tubos lança-torpedos na proa e dois na popa, com uma dotação de 22 torpedos. Um canhão de 105 mm no convés de proa, um canhão Antiaéreo de 37 mm no convés de popa e um canhão Antiaéreo de 20 mm instalado na torre. Podia mergulhar em 35 segundos e atingir uma profundidade máxima de 200 m.
 
  Comissionado em 24 Outubro de 1941 e sob o comando do Kapitäleutnant Gunther Pfeffer, realizou um exaustivo período de treinamento no Mar Báltico mas foi em junho de 1941, já integrante da 10 U-Flotille, que partiu para a sua primeira e única patrulha de combate que iria durar 115 dias: a caça de navios no Golfo do México.
Foi uma longa e tranquila travessia , sendo reabastecido pelo "Vaca Leiteira" U-460 a meio caminho e, passando ao largo da Jamaica, o U-Boat finalmente chegou ao seu setor de operações nas proximidades do porto mexicano de Tampico.
 
Sua primeira vítima foi o Oaxaca, vapor mexicano de 4.351 ton, atingido por dois torpedos ao largo do estado americano do Texas. Alguns dias depois seria a vez do grande navio tanque americano R.M. Parker Jr de 6.779 ton, partido por um torpedo junto a costa do estado da Lousiana.
 
Tubos de proa ainda com as tampas
Torpedo a 42 metros
Tubos de popa já abertos
 
Semanas depois seria também a vez de outro navio tanque, o mexicano Amatlan de 6.511 toneladas que foi afundado a sudoeste de La Pesca com três torpedos.
Mesmo atacado por um avião patrulha americano, o que obrigou a uma submersão de emergência, o U-171 constatou que as defesas nesta área de operações, ainda eram fracas e os navios navegavam isolados.
 

 
O Ataque
Navegando ao sul de Cuba, o U-Boat retornou ao Atlântico e reabastecido por outra "Vaca Leiteira", o U-461, ao noroeste dos Açores, buscou o caminho da segurança de casa, o porto de Lorient. Já estava muito perto dos abrigos blindados de concreto de sua base quando, navegando na superfície,
o U-171 bateu em uma
mina, indo para o fundo em questão de minutos. Vinte e dois tripulantes morreram no naufrágio e 30 sobreviventes, inclusive o comandante, foram resgatados e salvos algumas horas após.  
 
Abrigos blindados no Porto de Lorient (França) um dos refúgios dos U-Boats.
 
A posição aproximada do U-Boat foi descoberta pelo Serviço Hidrográfico e Oceânico da Marinha francesa depois da II Guerra Mundial , mas foi só em 1982 que este local foi confirmado, sendo introduzido nas cartas náuticas a partir de 1987.

 


Visitando o U-Boat nas profundezas

Bastante atrapalhado com uma mala de rodinhas cuja alça de transporte ameaçava romper a todo momento e o peso de uma enorme mochila que continha o meu equipamento de mergulho, desembarquei na estação de trem em Lorient, França.

Fazia um calor agradável, típico do verão na Bretanha e demorou algum tempo para que eu localizasse meu sorridente anfitrião, Jean-Louis Maurette, no meio da multidão que se escoava pela plataforma.
Conheci Jean-Louis através do seu parceiro de mergulho, Christophe Moriceau, nome que me foi passado pelo Rodrigo Coluccini a cerca de uns dois meses antes.
Notáveis e experientes mergulhadores, têm, junto com outros, mergulhado em diversos naufrágios na Europa, particularmente em submarinos.
Jean-Louis inclusive escreveu um livro, Les Guardiens du Silence , no qual descreve estes mergulhos em um estilo agradável e que prende a atenção do leitor até o fim.

 
 
O U-171 no Porto de Lorient
 

 

Bem, fomos direto da estação para um pequeno cais na localidade de Kerroch onde encontramos mais três amigos mergulhadores. Um deles da Marinha francesa e um outro, rebocando com o seu carro, um grande inflável. Que coisa!
Estranhei muito o cilindro francês, menor, atarracado e desconfortavelmente pesado. Com tudo e todos a bordo, partimos algum tempo depois e já ao sair da proteção do quebra-mar começamos a ser atingidos por ondas realmente grandes. Foram cerca de 40 minutos muito desagradáveis até o local do naufrágio do U-Boat.

Ali chegando e tendo a ilha de Groix a bombordo, iniciamos a navegar em círculos, lentamente, enquanto o capitão buscava o ponto exato no GPS. Localizado o U-Boat, foi lançada imediatamente a âncora e presa na extremidade de sua amarra, uma bóia vermelha.
Fui o terceiro a cair de costas na água gelada, torcendo para que a minha roupa de 5 mm mantivesse algum calor.

 
Meio desequilibrado com o peso do cilindro, tive certa dificuldade de nadar até a bóia pois estava sem snorkel e ali, tangente à superfície, as ondas tornavam-se maiores ainda.
Iniciamos então uma interminável descida, sempre seguindo a amarra que parecia perder-se no azul-profundo. A visibilidade era de uns 8 metros e o frio começava a arder na pele, contudo não havia corrente. Meu dupla era o Hugues Priol, um mergulhador bastante hábil.
Foi então que eu enxerguei a torre do U-Boat, perfeitamente clara, definida, emocionante! Sua escotilha estava aberta e os suportes dos dois periscópios (attack periscope e sky periscope) permaneciam nas suas exatas posições.
 
Incrível ver no periscópio de observação
aérea, a sua lente brilhante e definida, exatamente como se fosse o olho do lobo cinzento. Logo a frente da torre, o casco está seccionado verticalmente e de forma regular, permitindo que o mergulhador possa penetrar na sala de controle do U-171 sem maiores dificuldades.
Confiro os instrumentos: puxa vida, 42 metros de profundidade, temperatura de 12ºC e o ar se esgota mais rápido do que eu esperava!
O U-Boat foi
explodido por mergulhadores da Marinha francesa nos anos 80, fato nunca confirmado oficialmente. Da torre para a proa o casco está desmantelado, uma confusão de fios, chapas e tubos.
 
 
Escotilha aberta
Torre com os dois periscópios
 
Plastimodelista com muitos U-Boats montados na escala 1/72 e em constante exposição na minha casa, consigo identificar muitas formas familiares nos destroços. E isto é muito importante para a orientação.
Algumas pernadas à frente e posso agora distinguir a forma de um longo e sinistro torpedo, nunca havia visto um engenho destes assim. Há diversas granadas de 105 mm espalhadas entre os destroços, munição do canhão do convés do submarino.
 


Escotilhas fechadas e abertas
são encontradas nos destroços.
A escotilha da popa da acesso a
sala de torpedo.
O ponteiro do manômetro se aproxima muito rápido da faixa vermelha, o U-171 é um submarino Tipo IX C, longo, logo acho não poderei alcançar a proa. É hora de retornar.
Nadando em direção a torre consigo observar o longo tubo do canhão de 105 mm (como é que eu não havia visto antes?). Não longe dali, contrastando entre os destroços, um fêmur amarelado.
     
Sempre atrapalhado com o cilindro francês, consigo alcançar a amarra da âncora que está presa na torre e iniciar a subida. Junto com os outros três mergulhadores, realizamos a parada descompressiva. Eu agarrado ao cabo. Os outros companheiros, absolutamente imóveis, divertiam-se soltos naquela profundidade, dando um show de controle da flutuabilidade. Foi um mergulho inesquecível.  

Um dos hélices do U-171
 

 


Jean-Louis Maurette e Nestor Magalhães
antes do mergulho no U-171

 

“... colocar a mão em um deles é tocar em um pedaço de história. Ver-se frente a frente a um instrumento de morte, a uma arma que teve a singular capacidade de causar danos que ultrapassam meros resultados na ação em si. É o pavor que acontece quando o inimigo passa a temer aquele engenho capaz de lhe atingir a qualquer momento e sem poder ser visto. Restos de uma avançada tecnologia, operada por homens constituídos de imensa coragem e de moral elevadíssimo, integrantes de uma irmandade das profundezas. Ajoelhar-se na areia branca do fundo do mar, escutando somente a nossa respiração, em silencioso respeito e observar aquele elegante casco, mesmo desmantelado por uma morte violenta é ser tomado por grande emoção. E eu senti isto.”

“The U-Boat peril is the only thing that really frightens me”
From the diaries of Sir Winston Churchill


 


Nestor Antunes de Magalhães é membro do Grupo BdU - Brazilians discovering Unterseeboote, um grupo especializado no estudo histórico da atuação dos submarinos alemães na costa brasileira durante a Segunda Guerra, colaborando com informações para as expedições de mergulho nos U-Boats naufragados. Maiores informações: http://u-boats.sites.uol.com.br

 


 
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