NAUFRÁGIO CAP FRIO
 
Histórico:
Lançado ao mar em 25.11.1899 em Hamburgo na Alemanhã. Saiu de Hamburgo com 100 passageiros quando saía da Baía de todos os Santos, as 12:00 horas encalhou próximo ao farol da barra em 29.08 1908, devido a um temporal. Foi tentado o salvamento porém a tarefa foi abandonada. Afundando possivelmente em 3 de setembro pois o navio partiu-se ao meio afundando a proa e ficando a popa preso as pedras. Houve tempo para a recuperação dos passageiros e carga valiosa.
 

Cap Frio encalhado sobre o recife da barra de Salvador
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio:Cap Frio

Data do afundamento: 03.09.1908

LOCALIZAÇÃO

Local: Salvador

UF:BA.

País:Brasil

Posição: Farol da Barra, a 450 m da praia.

Latitude: 13° 00' 46" Sul

Longitude: 038° 32' 05" West

Profund. mínima: 13 metros

Profund. máxima: 18 metros
CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado
MOTIVO DO AFUNDAMENTO: encalhe
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Alemã
Ano de Fabricação: 1900
Estaleiro: Reiherstiegwerft, Hamburg
Armador:Hamburg Sudamerikanische Dampfschiff.
Compr.: 180 metrosBoca: 13,7 metrosCalado: 8,93 metros
Deslocamento: 5648 toneladas.
Tipo de embarcação: cargueiro
Material do casco: açoPropulsão: hélice

Carga: 90.000 sacas de café. cacau e tabaco.

 

 

Descrição:

O navio encontra-se bastante desmontado, porém mantendo sua continuidade no fundo disposto paralelamente ao costão do farol da Barra. A proa bastante desmontada encontra-se caída para estibordo, mostrando parte do casco de bombordo, escovém desmontado e murada. Seguindo-se em direção a popa, podem ser vistos um grande mastro ainda com a escada, parte do cavername e dois grandes cabeços de amarração caídos um de cada lado dos destroços; pouco mais atrás da proa esta um grande guincho.
Todo o cavername de bombordo esta aberto e caído sobre as rochas do costão, enquanto o de estibordo dispon-se sobre a areia. No centro da embarcação estão 5 grandes caldeiras de tripla alimentação, dispostas em três e atrás delas mais duas unidas por suas partes traseira. para trás das caldeiras só podemos encontrar pedaços espalhados e uma grande âncora que não podemos afirmar pertencer ao navio, indicando que o navio partiu ou foi parcialmente resgatado.
 


 

 

Caldeiras posicionadas como na sala de máquinas âncora almirantado Guincho de âncora