...NAUFRÁGIO
do MARIA STATHATOS
(navio do porto) |
Histórico |
Este
naufrágio é um dos três naufrágios de navios
gregos registrados em Fernando de Noronha os demais são: Themone
Stathatos (1937, porém ainda sem confirmação do naufrágio)
e o Eleni Sthatatos (1929). Até 2014 não se conhecia a história
deste navio, agora, podemos afirmar, graças a diversos jornais
de época tratar-se do Maria Stathatus. Ele está em uma posição
paralela ao costão e caído por trás do Eleni
Stathatos. |
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O Maria Stathatos ainda na superfície |
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Guincho de carga |
Descrição Os destroços começam junto à popa do navio Eliane Stathatus, também afundado no porto da Baía de Santo Antônio e se espalham paralelamente ao costão, por cerca de 50 metros, variando pouco em profundidade. Na maré vazante, parte da caldeira aflora a superfície. A popa esta caída para estibordo. Restam parte do arco do hélice, que aparentemente foi cortado e parte da estrutura de apoio do hélice. Preso ao casco do navio, ainda estão parte do leme, a cana e volante do leme. Junto a esses destroços, está caído parte de um mastro. Ao lado da popa, em direção ao fundo, começam os ferros do navio, o que indica que o navio deve ter adernado antes do naufrágio. |
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A
frente da popa existe um guincho caído de cabeça para baixo
e a seu lado doi cabeços de amarração.
No centro dos destroços podemos seguir o eixo; já segmentado e parcialmente torto, não existe hélice. O eixo corre por cima de outros destroços até alcançar as máquinas junto ao reversor. A máquina, do tipo Triple Expansion Engine está tombada por estibordo e dois de seus cilindros estão quebrados, mostrando em seu interior partes do pistão e biela; as bielas ainda estão ligadas ao eixo excêntrico. Grande quantidade de casco e cavername espalham-se em torno das máquinas. Ao lado do eixo, pouco antes das máquinas, está um guincho de carga. |
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Ao lado
e a frente das máquinas existem 3 grandes caldeiras aquatubulares.
Uma delas está isolada e apresenta as 3 fornalhas viradas para cima,
ainda com parte das tampas no lugar. As duas demais estão afastadas
cerca de 10 metros; uma está de pé e outra de lado, já
com parte da couraça destruída. Algumas válvulas de
pressão podem ser vistas próximo daí. Ao lado das caldeiras existe um guincho de carga ainda totalmente montado e a seu lado mais um cabeço de amarração. Muitas das partes dos destroços parecem ser cobertas e descobertas pela areia de acordo com o movimento das marés e correntes. |
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Fornalhas da caldeira |
Guincho de carga e eixo |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO
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Apoio
& Agradecimentos: Atlantis Divers | |