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Histórico |
Após um ano de preparação,
o mergulhador Joel Calado, proprietário da escola de mergulho Projeto
Mar de Recife, conseguiu um grande feito; o afundamento simultâneo de
três rebocadores. Tudo feito de forma oficial e com todas as autorizações
necessárias. |
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![]() | Os rebocadores foram limpos de contaminantes, eliminando vestígios de óleo e outras substâncias quaisquer que pudessem se desprender e poluir o mar. Com o amanhecer do dia lentamente um rebocador da Wilson & Sons rebocou os três irmãos em sua última viagem, em direção ao local previamente escolhido, devido a suas correntes marinhas, profundidade e marés. O primeiro afundamento foi o do Servemar X que teve suas válvulas abertas, levando aproximadamente 01:20 horas para ir a pique em uma lâmina d'água de 25 metros. Inicialmente o Servemar X adernou durante o naufrágio, porém em seu caminho para o fundo retornou a sua posição normal.
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Descrição O Servemar X está apoiado perfeitamente sobre a quilha. Na proa existe um grande reforço utilizado para empurrar outros navios e um grande cabeço de amarração. Ainda pode ser visto pintado no casco o nome da embarcação. No convés, existe uma pequena cabine de proa, nela existem duas portas, porém não há ligação com outros compartimentos. Sobre ela está a cabine de comando, onde podem ser vistos além de armários, gavetas e uma cama, os restos do comando do leme. | |||
Atrás da cabine de comando, | ||||
encontra-se a chaminé, ainda com o emblema da companhia a quem pertencia
o navio. No casario do convés existem duas portas que dão origem
a sala de máquinas, que está vazia. À bombordo, parte da casaria foi cortada para dar saída as máquinas.
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![]() Visão da popa, com os guarda-cabos. | ![]() Cabine de comando |
![]() Hélice, leme e a proteção tubular. |
![]() | ![]() O Lambaru descança tranqüilamente debaixo da quilha de balanço do Servemar X. | ![]() |
Nossos
agradecimentos aos colaboradores da matéria | ||
Joel Calado e equipe ![]() |