|
Histórico: |
![]() |
![]() |
O
comandante ordenou o envio de um radio à agência do Lloyd Brasileiro em Santos
no qual comunicava o ocorrido e requeria providências. Após o acidente o mar começou a virar, começou a soprar um forte vento sudoeste. O mar revolto arrancou o vapor de sua posição original e o lançou contra as escarpas. O navio começou a afundar. Na madrugada do dia 31 o tempo melhorou ligeiramente e chegou ao local o rebocador São Paulo. Mas ao invés do navio intacto encontraram apenas seus restos às 19:00 horas da noite precedente, todos os tripulantes haviam abandonado o vapor, podendo ser recolhidos pelo rebocador. |
|
|
|
Descrição: |
Apesar de informações históricas afirmarem que "ao entrar em contato com a água a caldeira principal do navio explodiu", todas as caldeiras encontran-se perfeitamente intactas no fundo. Os destroços estão paralelos ao costão com a proa virada para sudoeste. |
A estrutura
geral do navio está mantida com exceção da popa, que partida
repousa a direita do final dos destroços. Aparentemente, à frente
do porão de proa o navio quebrou apresentando-se em profundidades diferentes.
Praticamente todos os fragmentos do casco e outras partes dos destroços
estão caídas a boreste. A proa está parcialmene inteira, podemos acompanhar as duas correntes até as âncoras, sobre as pedras. Na proa existem escovêns, guinchos e cabeços de amarração. No centro do navio existem três caldeiras, uma auxiliar e duas principais. O maquinário é formado por um Triple Expansion Engine. Em direção a popa segue-se o eixo e casa do eixo, até o ponto onde a popa foi partida. Neste ponto do navio existe uma passagem por debaixo do casco. A popa, praticamente inteira, esta caída sobre boreste ainda com o hélice, parte do leme e o volante do leme. |
![]() Válvula de vapor das Máquinas |
|
![]() |
![]() Máquina a vapor do tipo Triple Expansion Engine |
|
![]() Âncora sobre as pedras |
![]() Estrutura de proa |
|
![]() Máquinas de Tripla Expansão |
![]() Popa e eixo |
![]() Interior da popa |
|
![]() Agradecimentos ao amigo Armando de Luca e equipe da Nautilus pelo apoio durante os mergulhos. | |
shipwreck in brazil |