Revista Mergulho, ano VIII, Nº 95 - 2004 - Por: Maurício Carvalho e Ivo Lima Brasil Jr.
As pesquisas dos especialistas em naufrágios nas águas brasileiras têm rendido novas descobertas e atualização de informações sobre velhos conhecidos dos mergulhadores. Veja o balanço do ano 2003
Highland Scot – Ilha Maricás (RJ.)
Highland Scot é um dos mais conhecidos da costa carioca desde 1938. No entanto, faltavam dados importantes sobre ele, como a data correta do afundamento. A localização dos destroços também era desconhecida. A primeira tentativa de localizá-lo em 1999 foi infrutífera. Em fevereiro de 2003 retornamos a Niterói (RJ.) e seguimos as orientações dos pescadores da praia de Maricás, (“logo ali Dotô, depois do aeroclube, onde a pista começar a afastar do mar”…). Com o ” GPS nativo”, a localização foi imediata. Com boas condições de mar foi possível avistar as peças maiores a olho nu do alto de uma pequena duna da região. Após a identificação de partes do cargueiro e muitas pesquisas ( inclusive nos jornais da época do afundamento), a identificação foi positiva. O navio a vapor, de bandeira inglesa, com 72 passageiros (todos salvos) e carga de carvão, manteiga, conservas e trigo, encalhou e foi a pique em 6 de maio de 1918.
Japurá – llha Grande (RJ.)
O vapor carregava 810 T. de sal do Rio Grande do Norte rumo a Porto Alegre (RS.). Na madrugada de 14 de dezembro de 1901 – e não 1897, como se imaginava a pouco tempo atrás – o Japurá foi colhido por uma tormenta em Ilha Grande (RJ.) . Às 9h da manhã daquele dia submergiu de popa, deixando um grande número de tripulantes a flutuar em alto-mar em meio a seus destroços.
Deles, restou um único sobrevivente, o imediato José Carneiro, resgatado pela escuna Feliz depois de dois dias a deriva sobre uma tábua.
Castor – Porto Seguro (BA.)
Dados atualizados: devido a má visibilidade e a problemas com o radar, o cargueiro de 79,2m que transportava tubos de aço naufragou em 2 de setembro de 1984, na Ponta do Mutá, em Porto Seguro (BA), após encalhar no banco de areia.
OBS: Na matéria original constam outros fotos.
Maurício Carvalho é biólogo, instrutor PADI, especialista em Naufrágio; ministrando curso do tema em todo o Brasil.