ANA CRISTINA ou Maria Cristina?

Sumário

Histórico
Graneleiro da classe Só 5.200

O Ana Cristina ou Maria Cristina , foi um cargueiro da Classe Só, construído nos estaleiros de EBIN/Só S.A. de Porto Alegre, em 1977 para a empresa Navegação Mansur do Rio de Janeiro. Era um graneleiro com 80 metros de comprimento e 5.273 Toneladas, com capacidade de carga de grãos superior a 6.582 m³ distribuídos em 3 porões.
Sua máquina a diesel construídas no estaleiro Ishikawajima do Brasil do rio de Janeiro gerava 2.480 bhp , impulsionando o navio a 11 nós.
Dessa classe foram construídos nove navios:
Mansur Simão (naufragado no RS em 1975), Miro Fontenova (1975), Cidade de Ribamar (1976), Antônio Ramos (1976), Cidade de Tutóia (1977), Maria Ramos (1977), Ana Cristina (1977), Mironorte, Fonte Beirario (1977), Irmansur (1977).

Pesquisa
 O São Luiz colidindo com a ponte Rio-Niterói

   Até janeiro de 2025 este navio era conhecido como ANA CRISTINA, e com esse nome que ele é citado em alguns blogs da empresa EBIN, mas não há citação nos jornais de época. Também é citado no documento Anais Hidrográficos da Marinha do Brasil, que deve ter sido a fonte inicial para todas as referências subsequentes. Agora, na pesquisa desse navio, descobrimos que os jornais referem-se a ele como nome na MARIA CRISTINA. Com isso, foi possível encontrar as informações do naufrágio nos jornais de época.
Agora fica a dúvida de qual seria o verdadeiro nome da embarcação.
Tanto o estaleiro Só S.A. de Porto Alegre, como a Navegação Mansur do Rio de Janeiro já encerraram as atividades e em condições confusas. Assim não há muitas informações sobre o navio.
A Navegação Mansur chegou a ter 9 navios cargueiros e uma das últimas citações da companhia foi quando o graneleiro abandonado São Luiz soltou das amarras e colidiu com a Ponte Rio-Niterói em 14.11.2022

Dados básicos

Nome do navio: Ana Cristina
Data de afundamento: 26.02.1984

Dados de localização

Local: Parcel Manoel Luís
UF: MA
País: Brasil
Posição: Recifes de Manoel Luís
Latitude: 52′ 10.0″ sul
Longitude: 44º 15′ 50.3″ oeste
Profundidade mínima: 06 metros
Profundidade máxima: 26,5 metros
Condições atuais: semi-inteiro

Dados técnicos

Nacionalidade: brasileira
Armador: Navegação Mansur Ltda.
Deslocamento: 5.200 toneladas
Comprimento: 86 metros
Boca: 15 metros
Tipo de embarcação: cargueiro
Material do casco: aço
Carga: 4.600 toneladas de Sal e 2.850 toneladas de sulfato de alumínio.
Propulsão: motor diesel
Motivo do afundamento: choque contra os recifes
O Parcel Manoel Luís

  A região é formada um conjunto de recifes distantes de cerca de 50 milhas da costa do Maranhão. Descoberto por um pescador no século XIX de nome Manoel Luís. Somente foi mapeado pelos navios de pesquisas Cannopus e Sirius de Marinha do Brasil em 1968, em função da repercussão do naufrágio do petroleiro Ilha Grande. Apresenta mais de 9.000 milhas quadradas e segundo a Marinha, 12 naufrágios tinham acontecido no local até 1962.Hoje, para alertar os navegantes, existe no local uma barca farol. A região é protegida pelo Parque Estadual Marinho do Parcel do Manuel Luís.
Mas devido às condições de distância do local é pouco conhecido e o mapeamento dos naufrágios é incipiente.

Posição do Parcel Manoel Luís e distribuição dos naufrágios segundo informes: 1 – Salinas, 2 – Maria Cristina, 3 – Ilha Grande, 4 – West Point e Altamar

O naufrágio

O Ana Cristina (Maria Cristina) deixou o porto de Areia Branca (Natal – RN), com destino ao de Mungubá no Pará. Conduzia 21 tripulantes e 2 passageiros e uma carga de 4.600 Toneladas de Sal e 2.850 toneladas de sulfato de alumínio.
Segundo a Capitania dos Portos o  Maria Cristina, por um erro de navegação, colidiu com o Parcel Manoel Luís na costa do Maranhão as 9:00 horas do dia 27 de janeiro de 1984, naufragando rapidamente nas coordenadas da latitude 00° 50’ sul e longitude 44° 13’. Todos os tripulantes e passageiro que estavam no Maria Cristina foram salvos por volta das 15 horas e por um pesqueiro e pelo navio Belém do Pará, acionado pela capitania dos portos do Maranhão.

Descrição
Âncora ainda passada no escovém

Ainda não há confirmação de quais destroços são do Maria Cristina, pois a descrição dos naufrágios localizados apresenta algumas incongruências.
Segundo os dados recebidos, no alto do recife estão a âncora do tipo Hall, ainda passada no olhal, o que indica que não houve tempo para a estabilizar o navio, e outras partes da proa. Seguindo-se pela corrente para a região mais funda encontramos o navio deitado sobre boreste.
O casco está rachado a meia nau, apresentando dois rombos, uma no fundo a boreste na parte central e outro na proa.

Operação de resgate – Uma incrível matéria do repórter Luiz Alfredo

No início da década de 1970 um Cearense de nome Raimundo Silveira que já havia retirado muitas peças do Baron Dechmount e do Eugene Von Thayer no litoral do Ceará se interessou por explorar os destroços do Parcel Manoel Luís, pois havia visto uma matéria sobre o Ilha Grande, que na época ainda estava preso sobre os recifes.
Para isso comprou um lagosteiro que batizou de Hércules, alugou uma lancha  e construiu uma balsa onde funcionavam um guincho elétrico e um compressor de ar.
Com esse equipamento de abril de 1971 a 1974 ele realizou diversa expedições ao parcel removendo muitas peças pelo menos do Ilha Grande, Altamar, que ele afirma estar praticamente do lado do West Point e possivelmente do Vênus.
Uma das expedições foi coberta pelo repórter Luiz Alfredo e teve a companhia do saudoso amigo Arduino Colassanti, que resgatou material de muitos naufrágios pelo Brasil. Essa matéria gerou não só registros fotográficos como precisas informações para elucidar algumas dúvidas de identificação.
como o navio do cobre que agora fica claro ser o Altamar, pela carga de tubos de cobre retirada dos destroços.

 
O navio Hercules que realizou os trabalhos de resgate, no seu convés muitas das peças retiradas. A balsa Dalva com o guincho e compressor. Na foto, examinando uma “escotilha” o famoso ator e um dos pioneiros do mergulho no Brasil Arduíno Colassanti. A carga de canos de cobre sendo retiradas do Altamar

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