Sumário
Histórico
O Carolina era um pequeno vapor com 837 toneladas e pouco mais de 54 metros de comprimento. Ele foi construído em Southampton, no sul da Inglaterra em 1901. Segundo seus registros, foi lançado ao mar com o nome de Paraná, passando, mais tarde a chamar-se União e finalmente batizado com o nome Carolina.
O Carolina, pertenceu à Empresa de Navegação Espírito Santo & Caravellas, partiu do Rio de Janeiro para o Espírito Santo com diversas escalas programadas. No dia 18 de setembro de 1913 o navio, comandado pelo capitão Fernando Vieira Martins, chegou a Cabo Frio. O navio permaneceu ancorado ao largo da entrada do canal de Itajuru, já que esse canal historicamente apresentava assoreamento, impedindo até mesmo que embarcações de pequeno porte, como o Carolina, entrassem no porto, mas a barra do canal não oferece abrigo ao vento sudoeste.
Eram 18 horas e 30 minutos do dia 19 de setembro de 1913, os poucos passageiros destinados a Cabo Frio já haviam sido desembarcados e a tripulação de mais de 30 homens trabalhava no serviço de descarga, quando, um violento temporal desabou sobre a região.
Poucos minutos depois desse resgate, a força do vento rompeu a corrente de uma das âncoras do Carolina, que começou a derivar. O vapor foi levado em direção as pedras do lado boreste da entrada do canal de Itajuru, onde se chocou e foi arrebentado pela força do mar.
Embora não existam registros nos jornais de 1913 é provável que o navio tenha sido sucateado, pois pouco restou dos destroços.
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Descrição
Existem apenas uma grande caldeira flamotubular repousando em pé e pequenos ferros ao seu redor a cerca de 20 metros do costão. A maior parte dos destroços parece ter sido removida do local, mas não foram encontrados dados sobre esse regate.
SINAU
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