Sumário
Histórico
Não se conhece a verdadeira história do naufrágio conhecido como Chata de Noronha. Ao longo dos anos vêm sendo passado pela tradição oral que este navio fazia o transporte de carga entre o porto de Recife e a ilha de Fernando de Noronha. Segundo o que é contado, “O navio seguia de Noronha para Recife vazio, quando durante uma tempestade teria despencado o guindaste, levando o navio a naufragar”.
Existem diversas versões para a data do naufrágio especula-se 1968, 1969 e até 1973, nenhuma delas com confirmação documental mesmo depois de extensa pesquisa.
Pesquisa:
Acreditamos já ter conseguido identificar o navio que ficou conhecido como Chata de Noronha. As características técnicas conferem e a história desse naufrágio explica porquê dele ter ficado sem identificação. Mas precisamos de provas do local, associadas a estrutura e carga do navio, que ainda não puderam ser levantadas com sucesso, para confirmar sua identificação. Estamos aguardando!!!
(Maurício Carvalho – 2024)
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Em primeiro plano o guincho e ao fundo os escovéns
Vista traseira da cabine de popa caída de cabeça para baixo
Vista frontal da cabine de popa caída de cabeça para baixo
Guincho do guindaste Hélice O mastro de popa
Descrição
O que restou desta navio está ligeiramente adernada para bombordo. Na popa era encontrada até 2018 encontramos a parte mais inteira e visível das estruturas, mas m 2024 a cabine já está colapsada. Na extremidade podem ser vistos o hélice, leme e seu volante imergindo do eixo que penetra no casco junto a quilha.
Seguindo-se o eixo chegamos a uma grande parte do casco de estibordo, onde está o grande motor diesel do navio. Todo o casario que recobria os motores está caído de cabeça para baixo a bombordo dos destroços, podendo ainda ser vistos os parafusos que uniam as duas partes.
No casario existe uma parte fechada e uma aberta onde parte do sistema de exaustão dos motores esta caído.
Compare o croqui atual com o croqui de 1996, visto de outro ângulo
A segunda parte do casario não possui o chão, por isso está aberta para os mergulhadores pela parte de cima.
À frente do casario e compartimento do motor encontramos as grandes roldanas, com cabos de aço e máquinas do guindaste. Não foi encontrado o braço deste guindaste.
Na proa, totalmente destruída, caídos sobre a areia, não há mais um grande conjunto de peças, devendo ser o grande convés da chata. Alguns ferros espalhados, mangueiras de incêndio e cabeços de amarração estão por aí. Na proa existem os escovéns de âncoras, o reforço de proa, cabeços de amarração, além de um guincho caído de cabeça para baixo, porém não foram encontradas as âncoras propriamente ditas.
Fauna variada nos destroços e a cabine de cabeça para baixo
Hélice e leme Motor diesel Guindaste
Volante do leme e o hélice Motor diesel
Para saber mais
Chata de Noronha
Agradecimentos
SINAU
Para mais informações, acesse o Sistema de Informações de Naufrágios - SINAU
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