IRMAN

Sumário

Histórico

Foto do Jornal A Tarde, do Irman, durante o naufrágio

Segundo o Comandante e pesquisador Carlos Dufrich “Este navio pertencia à Companhia de Navegação Mansur Ltda. Era o antigo Taquari da Companhia Comércio e Navegação, construído sob encomenda, na Inglaterra em 1912.
O Irman, já aposentado pela Companhia de Comércio e Navegação, foi vendido a Navegação Irmãos Mansur e recebeu dois motores a diesel em substituição a suas máquinas a vapor de tríplice expansão.

O naufrágio

A posição do Irma visto da praia da Pituba (Foto: László Mocsári)

O navio vinha de Fortaleza em marcha reduzida, pois um dos motores já havia quebrado, durante a noite o navio se aproximou da costa com planos de entrar na Baía de Todos os Santos para reabastecimento.
O vento estava forte e subitamente o navio bateu na laje de pedras que se estende mar a dentro e ficou à deriva por algumas horas, afundando logo depois a 500 metros da praia.
Empurrado sobre as pedras da praia de Amaralina pelo mar, que nesse ponto não tem proteção ficou irremediavelmente preso. A proximidade da costa impediu o acesso dos rebocadores da Marinha e os tripulantes foram desembarcados por jangadas que se aproximaram do local.
Um ano depois do acidente, o mar já havia destruído a maior parte das suas estruturas”.

 

Dados básicos

Nome do navio: Irman
Data de afundamento: 18.04.1968

Dados de localização

Local: Salvador
UF: BA
País: Brasil
Posição: Recifes da Praia da Pituba
Latitude: 13° 00′ 86 sul
Longitude: 038° 28′ 440 oeste
Profundidade mínima: 05 metros
Profundidade máxima: 12 metros
Condições atuais: desmantelado

Dados técnicos

Nacionalidade: brasileira
Ano de fabricação: 1912
Estaleiro: Mackie & Thomson, em Glasgow (Inglaterra)
Armador: Navegação Irmãos Mansur Ltda.
Deslocamento: 2.800 toneladas
Comprimento: 84 metros
Boca: 13 metros
Tipo de embarcação: cargueiro
Material do casco: aço
Carga: sal
Propulsão: motor diesel
Motivo do afundamento: encalhe

Posição do Irman em relação a costa oceânica de Salvador, BA.
Outros naufrágios: Sacramento, Cavo Artemidi, Reliance, Juracy Magalhães, Rebocador do Rio VermelhoManau ( mapa – Google Earth)

Descrição

Válvula de abertura junto as máquinas

O navio está desmontado junto às lajes da costa. Na proa pode ser visto o escovém, dois grandes guinchos e quatro cabeços de amarração.
Seguindo-se em direção à popa encontra-se um segundo grupo de destroços onde está caído, para bombordo, o grande mastro, junto dele estão dois grandes guinchos.
Uma grande estrutura plana, provavelmente formada pelo fundo do porão liga este conjunto à região onde estão as máquinas.
Duas grandes máquinas a diesel estão alinhadas paralelamente, ao lado delas um grupo gerador.
Seguindo-se pelo eixo chegamos a mais um grupo de guinchos, onde provavelmente estava o porão e mastro de popa.
No final do naufrágio está a popa virada de cabeça para baixo, onde, ainda pode ser visto a saída do eixo. Não estão visíveis hélice e leme.

 

Agradecimentos
A operadora UNDERWATER e toda equipe, pelo apoio nos mergulhos.
Ao amigo e pesquisador Rodrigo Maia Nogueira e ao comandante Carlos Dufrich, que forneceram dados sobre o navio.

Compartilhe

Rolar para cima