Sumário
Texto: Maurício Carvalho
Histórico
Esse pequeno rebocador é conhecido como Rebocador do Rio Vermelho por estar a cerca de quinhentos metros do litoral do bairro do Rio Vermelho, já na face oceânica de Salvador, BA.


Foto do litoral (Bairro do Rio Vermelho) da posição do naufrágio, que descansa tranquilamente em pé no fundo – Imagem recriada segundo os destroços do rebocador
Pesquisas
Segundo seus depoimentos: o rebocador se chamava Cobra e operava nos serviços de construção do emissário submarino, quando uma forte tempestade afundou o rebocador, a chata, que também trabalhava na construção do emissário e uma lancha. A lancha foi resgatada, mas a chata permanece naufragada a alguns metros da costa.
A data do naufrágio ainda apresenta versões diferentes, variando de 1971 a 1973. Não se localizou no noticiário do período informações sobre esse acidente.
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos


Para um navio tão pequeno a quantidade e principalmente a variedade da fauna é impressionante

Outros naufrágios: Sacramento, Cavo Artemidi, Reliance, Juracy Magalhães, Manau e Irman ( mapa – Google Earth)
Descrição
O pequeno rebocador está a treze metros de profundidade apoiado corretamente em um fundo de areia cercado por diversos cabeços de coral e pedras. Embora já muito enterrado, apresenta um belo conjunto de estruturas, povoadas por muitos peixes e esponjas. Frades, Ciliaris, Tricolors e Budiões passeiam pelos destroços entre cardumes de palombetas e olhos de cão.
Na proa, estão um guincho, o característico cunho de amarração e a entrada de uma estiva, já bastante soterrada.
O casario está bastante destruído pela ação de mergulhadores que tiraram todas as peças internas, assim como o motor, mas ele pode ser atravessado de um bordo a outro com muita facilidade. Na parte traseira está o compartimento das máquinas. Estendendo-se para cima da casaria dois canos de escape das máquinas. Parte do casario superior está caído à boreste da embarcação, ainda a boreste, junto ao bordo do rebocador três granes pneus que deviam servir de amortecimento durante os trabalhos do rebocador.
Na popa, praticamente toda enterrada, só existe o sistema de amarração e a armação para deslizamento do cabo.


A casaria pode ser atravessada de um bordo ao outro, a proa é a parte menos enterrada

Na popa, ainda existe o cabeço de amarração para fixação do cabo de reboque
Agradecimentos
Escola e operadora Underwater Bahia
uwbahia@uwbahia.com.br
SINAU
Para mais informações, acesse o Sistema de Informações de Naufrágios - SINAU
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