Navios Históricos – Juan Sebastián de Alcano – Espanha

Visita no Rio de Janeiro

Texto e fotos: Maurício Carvalho

Veleior espanhaJuan Sebastián de Elcano
(Espanha)
Armada da Espanha
Porto de origem: Cadiz
Tipo de embarcação: bergatin Galeota
Construção: 1927 – Cadiz, Espanha


Veleiro jcalcano modelo

FICHA TÉCNICA:
Dimensões: 
c
omprimento: 113 metros – boca: 13,2 metros – calado: 7,3 metros
Casco: Aço
Deslocamento: 3.770 Toneladas
Tripulação: 230

O Juan Sebastián de Elcano é o navio escola da Armada Espanhola.
Esse belo veleiro é armado com quatro mastros, foi construído com um custo de 8.189.523 pts na época (49.220 euros) nos estaleiros da Echevarrieta y Larringade Cádiz na Espanha, como um bergatin galeota.
A missão do Navio Escolar “Juan Sebastián de Elcano” é treinar os Guardas Marinhos da Escola Militar Naval dos diferentes Corpos da Marinha, em constante contato com o mar, onde eles irão desenvolver as principais tarefas profissionais. De acordo com o currículo atual da Escola Militar Naval, os Guardas Marinhos embarcam no B / E “Juan Sebastián de Elcano” durante o segundo semestre do quarto ano, durante o qual eles realizam um cruzeiro instrucional.
Como cruzeiro padrão, pode ser considerada uma viagem à América de 6 meses, de cerca de 20.000 milhas de viagem e 155 viagens. No final da viagem, os Guardas Marinhos do Corpo Geral são promovidos a Alféreces de Fragata e os do Corpo de Fuzileiros Navais a Alféres.
Além da Escola da Marinha Espanhola, o “Juan Sebastián de Elcano” também atua como um navio de apoio à política externa do Estado espanhol, levando a bandeira nacional em todos os países que visita e recebendo a bordo diferentes autoridades e personalidades nacionais e estrangeiras, ganhando o carinho e afeição das pessoas que o visitam.
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Com seus 113 metros e 4 mastros o J. S. de Elcano é um dos mais imponentes veleiros escola do mundo
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A bela figura de proa, abaixo do gurupés
No convés de proa está o guincho da âncora, onde pode ser visto todo mecanismo com as correntes
No convés em dois níveis estão equipamentos tradicionais e modernos métodos de navegação

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Cada um dos quatro mastro recebe um nome diferente

Diversos guinchos de cabrestante chamam a atenção sobre o convés
Um dos quatro mastro com seus aparelhos de vela, malaguedas de bronze guarnecem os mastros

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No centro da embarcação, permitindo a visão de todo o navio, está um pavimento acima do convés a ponte de comando.
Estão presentes um funil de comunicação, timão, telégrafo de máquinas e a bitácula de bússola. Na popa há um segundo timão de comando.
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Por todo o navio existem detalhes em bronze que dão um toque clássico ao navio

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