Top 10 – SMS Brummer

Top 10 dos melhores naufrágios da Europa e Mediterrâneo

Texto: Maurício Carvalho

 

Naufrágios de  Scapa Flow
Alemães: SMS König, SMS Markgraf, SMS Kronprinz Wilhelm, SMS Brummer, SMS Cöln, SMS Dresden, SMS Karlsruhe.
Britânicos: HMS Royal Oak e HMS Vanguard


Escócia – Ilhas Orkeis – Scapa Flow 
SMS Brummer

Brummer 03 top 10O SMS Brummer foi um navio lançador de minas construído em 1915 pelo estaleiro AG Vulcan, em Stettin, em função do aumento da demanda na proteção de portos e canais com minas, única forma de prevenir as investidas da poderosa Marinha Real Inglesa.
Como navios-minadores, apresentavam blindagem leve com 40 mm no centro do casco, 15 mm no deck e armamento de defesa composto de 4 canhões de 150 mm, 2 anti aéreas, 2 tubos de torpedo de 500 mm, mas com uma capacidade de lançamento de até 400 minas.
O SMS Brummer e seu irmão da mesma classe SMS Bremse eram semelhantes aos cruzadores britânicos da classe Aurora.

Na Kaiserliche Marine (Marinha do Kaiser) SMS significa “Seiner Majestät Schiff”. Em português, a tradução seria “Navio de Sua Majestade” semelhante ao HMS da Marinha Inglesa.

DADOS TÉCNICOS

Nome: SMS Brunner
Data do Naufrágio: 21.06. 1919
Armadora: Marinha Imperial Alemã
Estaleiro: AG Vulcan, Stettin
Construção: 1915

Tipo navio: Navio mineiro da classe Brummer
Dimensões: comprimento: 140 metros – boca: 13 metros
Deslocamento: 5.800 toneladas
Máquinas: 4 caldeiras a diesel e 2 a vapor para 2 máquinas de 42.797 SHP e turbinas  – 2 hélices triplas, podendo atingir 28 nós.
Armamento: 4 canhões de 150 mm, 2 anti aéreas, 2 tubos de torpedo de 500 mm e 400 minas
Tripulação: 101 homens

Em outubro de 1917, os dois lança minas participaram da missão de interceptação de um comboio que seguia da Noruega para as Ilhas Shetland pouco acima do porto de Scapa Flow. Graças à sua alta velocidade, eles afundaram os contratorpedeiros britânicos HMS Mary Rose, HMS Strongbow, além de nove cargueiros escandinavos que faziam parte do comboio. No HMS Strongbow, sobreviveram apenas 4 oficiais e 41 tripulantes e do HMS Mary Rose, apenas 2 oficiais e 8 homens. com um total de 250 vítimas.

Brummer naufragioCom a derrota da Alemanha e declaração do armistício em novembro de 1918 os submarinos forram confiscados e a frota de alto-mar, incluindo o SMS Brummer, foi desarmada, as tripulações reduzidas e levadas ao porto britânico de Scapa Flow na Escócia, aguardando enquanto os aliados negociavam o destino da frota na Conferência de Paz de Paris (Tratado de Versalhes 1917). Com as negociações se estendendo e a recusa dos oficiais alemães de entregar os navios ao inimigo às 11h 20 minutos do dia 21 de junho de 1919 o comandante contra-almirante Ludwig von Reuter deu a ordem e praticamente toda a frota, que já estava preparada, foi deliberadamente afundada por seus marinheiros.
Ao longo dos anos muitos dos 72 navios naufragados foram resgatados até o início da Segunda Guerra, quando os trabalhos foram interrompidos, o SMS Brummer permaneceu submerso e atualmente é um dos pontos de mergulho mais procurados de Scapa Flow graças a baixa temperatura.

Destroços

O HMS Brummer está pousando sobre boreste a uma profundidade máxima de 36 metros e praticamente inteiro, embora algumas partes tenham colapsado. Na popa, está um dos canhões e o mastro, que se projeta do naufrágio e se estende pelo fundo do mar.
O ponto mais raso é a ponte de comando a 22 metros inclinada 45º.
Na proa as correntes estão passadas nos guinchos de cabrestantes seguindo para seus paióis. Antes da ponte estão os 4 canhões de 5,9 polegadas. Logo atrás da ponte está o mastro, que sustentava duas plataformas de holofotes .
Houve uma tentativa de retirada das máquinas com explosivos o que enfraqueceu o bordo do Brummer.

Rolar para cima