Top 10 dos melhores naufrágios da Europa e Mediterrâneo
Naufrágios de Scapa Flow
Alemães: SMS König, SMS Markgraf, SMS Kronprinz Wilhelm, SMS Brummer, SMS Cöln, SMS Dresden, SMS Karlsruhe.
Britânicos: HMS Royal Oak e HMS Vanguard
Escócia – Ilhas Orkeis – Scapa Flow
SMS Kronprinz Wilhelm
O SMS Kronprinz Wilhelm foi o quarto encouraçado da Classe König (SMS König, SMS Grosser, Kurfürst e SMS Markgraf.) da Marinha Imperial Alemã. Nomeado provisóriamente de Ersatz Brandenburgem, navio anterior, acabou mudando para homenar Guilherme, Príncipe herdeiro da Alemanha. Foi construído nos estaleiros Germaniawerft em Kiel de 1911 a 1914 com a Primeira Guerra Mundial já iniciada. Possuía 175,4 metros de comprimento, 29,5 metros de boca, deslocando mais de 28 mil toneladas.
Na Kaiserliche Marine (Marinha do Kaiser) SMS significa “Seiner Majestät Schiff”. Em português, a tradução seria “Navio de Sua Majestade” semelhante ao HMS da Marinha Inglesa.
Esse encouraçado a quarta geração de Dreadnought da Marinha Imperial Alemã apresentava um cinturão de blindagem de 350 mm na parte central, protegendo as máquinas e depósitos de munição, 180 mm na proa, 120 mm na popa e 100 mm no convés. Estava armado com uma bateria principal de 10 canhões de 305 milímetros. Suas máquinas diesel de 45.570 cavalos-vapor eram movidas por três caldeiras Schulz-Thornycroft a combustível e doze caldeiras Schulz-Thornycroft a carvão que alimentavam três turbinas a vapor Parsons, permitindo uma velocidade máxima de 21 nós. Sua tripulação consistia em 41 oficiais e 1.095 marinheiros.
Participou de patrulhas e pequenas escaramuças com o marinha britânica, até que nos dias 31 de maio de 1916 o Kronprinz Wilhelm participaria da Batalha da Jutlândia, na costa da Dinamarca, uma das maiores batalhas navais da história, com mais de 250 navios envolvidos e a última travada sem o apoio de aeronaves. O encouraçado estava no grupo de vanguarda de enfrentamento a frota inglesa.
DADOS TÉCNICOS
Nome: Kronprinz Wilhelm
Data do Naufrágio: 21.06. 1919
Armadora: Marinha Imperial Alemã
Estaleiro: Germaniawerft, Kiel
Construção: 1911
Tipo navio: Encouraçado – Dragnot – Classe König
Dimensões: comprimento: 175,4 metros – boca: 29,5 metros
Deslocamento: 28.600 toneladas
Máquinas: 3 motores a vapor com 15 caldeiras 45 570 HP 3 hélices triplas, podendo atingir 21 nós.
Armamento: 10 canhões de 305 mm, 14 de 150 mm, 10 de 88 mm e 5 tubos de torpedo de 500 mm
Tripulação: 41 oficiais e 1.095 marinheiros
Resumo da Batalha da Jutlândia
Foi uma batalha naval travada entre a Grande Frota da Marinha Real Britânica e a Frota de Alto Mar da Marinha Imperial Alemã, envolvendo mais de 250 embarcações de grande porte. Basicamente a grande frota da Marinha Real Britânica tentava impedir que a Marinha Imperial Alemã tivesse acesso ao Atlântico. Mantendo a pressão sob o Mar do norte e forçando os alemães a se manterem em suas águas territoriais.
Os alemães tentaram utilizar seus cruzadores rápidos para atrair parte da esquadra inglesa, isolando-a em uma força que os alemães poderiam combater e preparando seus submarinos para uma emboscada. Os britânicos já haviam interceptado as comunicações alemães e se anteciparam. As duas frotas se encontraram ao largo da Península da Jutlândia na costa Dinamarquesa.
A batalha consistiu de manobras que resultaram em três confrontos principais entre os dias 31 de maio a 1º de junho, com diversos confrontos diretos entre os grandes canhões e as couraças protetoras, diversos navios foram atingidos com alto impacto, explodiram e afundaram rapidamente. No final das ações, 14 grandes navios britânicos e 11 alemães afundaram, com um total de 9.823 mortes. Ambas a frotas recuaram a seus portos reivindicando a vitória, o que produziu até o final da guerra um impasse no mar, assim como, as trincheiras produziram em terra. Essa batalha influenciaria muito na estratégia alemã de utilizar submarinos de Segunda Guerra Mundial.
O Kronprinz atirou contra o HMS Dublin das 17h51 minutos e em seguida passou a enfrentar o couraçado HMS Malaya, mas sem impactos significativos. Depois enfrentou uma linha de cruzadores ingleses. Escapou de tiros diretos e torpedos, no final do combate, o Kronprinz disparou 144 projéteis e foi o único navio de sua classe que não foi danificado na batalha.

O Kronprinz Wilhelm retornou ao estaleiros para reparos e não participou mais de ações até a interrupção do conflito. Com a derrota da Alemanha e declaração do armistício em novembro de 1918 os submarinos forram confiscados e a frota de alto-mar, incluindo o encouraçado Kronprinz Wilhelm, foi desarmada, as tripulações reduzidas e levadas ao porto britânico de Scapa Flow na Escócia, aguardando enquanto os aliados negociavam o destino da frota na Conferência de Paz de Paris (Tratado de Versalhes 1917). Com as negociações se estendendo e a recusa dos oficiais alemães de entregar os navios ao inimigo às 11h 20 minutos do dia 21 de junho de 1919 o comandante contra-almirante Ludwig von Reuter deu a ordem e praticamente toda a frota, que já estava preparada, foi deliberadamente afundada por seus marinheiros.
Ao longo dos anos muitos dos 72 navios naufragados foram resgatados até o início da Segunda Guerra, quando os trabalhos foram interrompidos, o Kronprinz Wilhelm permaneceu submerso próximo da extremidade da ilha de Cava e atualmente é um dos pontos de mergulho mais procurados de Scapa Flow.
Destroços
O Kronprinz Wilhelm é um naufrágio grande (174,5 metros) ele está pousado de cabeça para baixo no fundo de lodo a 35 metros, enquanto a parte mais rasa pode estar a 12 metros. Por bombordo, o navio está mais exposto, enquanto a boreste só existe o casco. Geralmente existem duas boias marcando os destroços uma na proa e outra no meio do navio.
Na popa, os hélices e eixos foram removidos e há um grande rombo no casco, as máquinas também foram retiradas. Várias torres dos canhões podem ser vistas sob o convés ao longo do navio, principalmente as enormes armas de 305 mm.
A proa está bastante destruída, mas os escovéns ainda estão presentes, assim como um mastro com gávea.
Foi uma batalha naval travada entre a Grande Frota da Marinha Real Britânica e a Frota de Alto Mar da Marinha Imperial Alemã, envolvendo mais de 250 embarcações de grande porte. Basicamente a grande frota da Marinha Real Britânica tentava impedir que a Marinha Imperial Alemã tivesse acesso ao Atlântico. Mantendo a pressão sob o Mar do norte e forçando os alemães a se manterem em suas águas territoriais.