Libertad
(Argentina)

 

Armada Argentina
Porto de origem: Buenos Aires
Construção: 1960 - Buenos Aires

FICHA TÉCNICA:

Comprimento: 103,7 metros
Boca: 14 metros
Calado: 6,7 metros
Casco: Aço
Deslocamento: 3.765 toneladas
Área de Vela: 2.683 m²
Tripulação: 314

 

   
 
   
O Navio escola Liberdad - ARA Libertad (Q-2) foi construído em 1950 nos estaleiros do Rio Santiago, próximo a Buenos Aires, foi lançado ao mar em 1962.
   
No centro da embarcação a cabine de comando eleva-se dois pavimentos acima do convés permitindo uma visão de todo o navio. A partir dela, duas pontes extenden-se até os bordos de boerete e bombordo.

Recobrindo a cabine de comando, uma chapa de bronze aumenta a resistência e acrescenta muita beleza a estrutura.
   
Na proa do navio dois grandes guinchos, recolhem as correntes dos escovéns.

O mecanismo do guincho encontra-se na 1ª coberta e apenas as polias de serviço, catracas dos guinchos e correntes estão acima do convés. Esta configuração é semelhante ao Paraná, naufragado em Jauá , próximo a Salvador, BA.

 


Uma âncora de reserva repousa sobre o
convés a frente dos guinchos.
 
 
  Em cada um dos bordos, além dos escaleres, uma lancha a motor guarnece o Libertad.
Os navios a vela que trafegam pelas altas latitudes possuem sempre escaleres e lanchas de lançamento rápido, para dar apoio imediato em caso de queda na água gelada de algum dos tripulante.
Os marinheiros frequentemente escalam as muradas, escadas de corda e andam nas vergas, para manusear as velas e aparelhos vélicos e as quedas não são tão raras.
 


Mais informações: Grande Veleiros
  Armada Argentina
 
Consulte nosso guia de estruturas de vapores e conheça mais sobre sua construção e características, caso deseje identificar as peças pelo visual utilize o esquema na página de Navios à vapor.
 


Navios a Vapor