Amerigo Vespucci
(Itália)

 

Marinha Italiana
Porto de origem: La Spezia
Construção: 1931 - Gênova

 
 

 
O navio-escola italiano AMERIGO VESPUCCI foi construído no Estaleiro Real de Castellamare Di Stabia em 1930, na itália. Projetado pelo Tenente-coronel do Corpo de Engenharia Naval, Francesco Rotundi com uma estrutura semelhante a das grandes fragatas do século XIX.
Apresenta 82,4 metros de comprimento e cerca de 4.146 toneladas, distribuídas em três convéses. O casco de aço é rebitado, embora muitas partes já sejam montadas com soldas.
É armado de três mastros. O traquete (à proa) com 50 metros, o grande (central) com 54 metros e a mezena (à popa) com 43 metros, montado com caranguejeira (mastro diagonal). Além deles existe o gurupés (mastro projetado na proa) com 18 metros. O velame soma um total de mais de 1.360 metros quadrados.
 
O veleiro é armado como uma fragata do século XIX, com três convéses.
Apresenta os mastros de Gurupés (projetado a proa), Traquete (proa), Grande (meio) e mezena (popa) co
m caranguejeira (diagonal)
 
DADOS TÉCNICOS
Tipo de embarcação: Amerigo Vespucci - Fragata do século XIX
Nacionalidade: italiana
Armador: Marinha Italiana Estaleiro: Estaleiro Real de Castellamare Di Stabia
Início da construção: 1930
Lançamento: 15 de outubro de 1931
Comprimento: 82,4 metros Boca: 15,5 metros Calado: 7,0 metros
Deslocamento: 4.146 toneladas Material do casco: aço rebitado

Propulsão: 26 velas com 1.360 metros quadrados

Propulsão:motor Fiat B 308 ESS

Velocidade a vela: 10 nos (19 km/h) e velocidade a motor: 12 nós (22 km/h)

Tripulação: 16 oficiais, 70 suboficiais, 200 marinheiros e 120 cadetes

       

Em 15 de outubro de 1931 foi lançado ao mar no porto de Gênova (Itália), recebendo seu nome em homenagem ao famoso explorador e cartógrafo florentino Amerigo Vespucci, que, entre 1497 e 1504 realizou quatro viagens de descoberta à América do Sul. Sua figura hoje enfeita a proa do navio.

 


Américo Vespúcio
Amerigo Vespucci (09.03.1454 a 22.02.1512) nascido em uma rica família de Florença foi um mercador, navegador, cartógrafo e explorador prestando serviços aos reinos de Espanha e Portugal viajando pelo Novo Mundo entre 1497 e 1504.
Seu trabalho provou a existência do continente americano, que foi batizado de “América” em sua homenagem.
 
   
Varanda e escaler na popa
Figura de proa de Amerigo Vespucci
 
O veleiro destinava-se ao treinamento dos cadetes da academia naval italiana, substituindo o anterior que foi entregue aos russos como compensação por danos de guerra. Hoje continua na mesma função sendo o navio mais antigo da marinha italiana.
Entre 2013 e 2014 o veleiro Amerigo Vespucci permaneceu docado no Arsenal La Spezia (Itália), passando por um completo trabalho de reparos e reforma geral.
Hoje (outubro de 2003) durante sua visita ao porto do Rio de Janeiro, na sua segunda volta ao mundo (2023/2025), encontra-se em perfeitas condições, com aspecto de novo.
O Amerigo Vespucci já foi chamado de "O navio mais belo do mundo". O titulo foi "concedido" em 1962 pelo comandante do porta aviões americano USS Forrestal, durante um encontro entre os dois navios no Mediterrâneo. Hoje o navio recebe oficialmente o título de Embaixador da Boa Vontade da Unice
f.
 

Amerigo Vespucci durante a reforma em 2013/ 2014
Veja todas as fotos no Site Poder Naval
   
" O navio mais bonito do mundo"
 
 

 
 
 
A proa com o sistema de recolhimento das âncoras (turcos em amarelo).
Quatro âncoras almirantado estão presas nas bordas do navio
 
Os grandes guinchos de cabresane que erguiam as
âncoras e as pesadas velas estão por todo o navio
 
Os cunhos de amarração apresentam cobertura de bronze
com o desenho do navio. Lindos demais
 
 
 
Duas cabines estão prersentes no convés, uma com o timão e
outra apenas para cartas e planejamento de rota
 
Cabine de comando com dois sistemas de timão
 
Segundo sistema de timão (mecânico) da sala de comando
 
 
 
Convés meia nau, com a base do mastro grande (central).
Repare nas laterais os amarradores em bronze
 
Dois sinos (junto a popa) estão presentes no convés
 
O navio conta com duas lanchas e oito escalares
posiciondos em turcos individuais
 
O Amerigo Vespucci é um veleiro maravilhoso e poucas vezes vi um navio histórico com tantas peças em bronze. Se ele é o mais bonito do mundo é difícil dizer, mas com certeza ele enche os olhos de qualquer visitante que goste da história da navegação, de navios antigos e dos naufrágios.
No Brasil e no mundo não são muitos naufrágios que podem ser mergulhados e que possuam as mesmas característica do Amerigo Vvespuci, principalmente naufráios onde tenham sobrado peças de relevância para comparação. Mas muitas de suas peças estão presentes nos naufrágios do século XIX e início do século XX espalhados pelo mundo, assim, o mergulhador têm grande possibilidade de aprender a reconhecer as peças ao visitar mais esse navio histórico.
Naufrágios como o Crest (SP), Buenos Aires (RJ), Black Adder (BA) e Galeão (PE) são exemplos onte encontraremos peças e estruturas semelhntes as do Amerigo Vespucci.
 
 
 
Por todo navio existem detalhes em bronze
 
Cabeços de amarração de bronze, peça incomum
 
Em cada canto do navio detalhes em bronze
 
 
 
Sistema de amarração e trabalho dos cabos, com polias,
moitões e malaguetas na base dos mastros
 
Primeiro sino do Amerigo Vespucci
 
Convés de popa, com o toldo apoiado na retranca
(mastro horizontal para a vela de popa)
 
 
 
Vista de meia nau para a proa, mastro grande e traquete
os escaleres nos turcos laterais
 
O mastro grande (central) possui 54 metros de
altura e uma gávea
 
Convés de proa muito concorrido durante a visitação
 


 
Mais informações:
Navio escola italiano Amerigo Vespucci

   
 
Consulte nosso guia de estruturas de vapores e conheça mais sobre sua construção e características, caso deseje identificar as peças pelo visual utilize o esquema na página de Navios à vapor.
 


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