Sumário
Histórico
Em 1873 a Companhia Estrada de Ferro Macahé e Campos encomendou 5 vapores em estaleiros do Tamisa (Londres), quatro dos quais afundaram, Bezerra de Menezes (1891), Imbetiba (1881), Goytacaz (1887), Presidente Travassos (1880) o quinto ainda não identificamos, leve-se em conta e a falta de notícias sobre o quinto vapor, que talvez ele nunca tenha sido incorporado a companhia. Passou a realizar rotas regulares pelo litoral carioca.
O Imbetiba era um sister ship do Bezerra de Menezes
O Imbetiba saiu do Rio de Janeiro no dia 10, trazendo a seu bordo 14 passageiros e carga geral, com destino ao porto de Imbetiba e Campos. Embora o mar estivesse calmo, à noite começou com uma pequena cerração que, por volta das 23 horas, tornou-se muito densa. O vapor navegava às cegas em razão do tempo fechado e pouco antes da meia-noite, acabou batendo num banco de areia ao largo da Praia da Massambaba, RJ.
Como o navio não abriu água, a tripulação lançou ao mar parte da carga e deu força à ré. O imbetiba safou-se e pode continuar a sua marcha, mas à meia-noite, acabou encalhando definitivamente.
Já no meio da madrugada, o forte vento sudoeste começou a soprar e dissipou a cerração, observou-se que o vapor estava praticamente em seco no canto da Praia Grande. O comandante Murtinho ordenou que fossem desembarcados todos os passageiros, alguns inclusive caminhando até a praia, com água até o peito.
Após o resgate dos passageiros, tratou de salvar a bagagem e a carga restante.
Nos dias seguintes, dois vapores entre eles o Bezerra de Menezes, foram enviados do Rio de Janeiro para ainda tentar puxar para o mar o Imbetiba, mas o movimento da areia devido ao mar agitado no dia seguinte rapidamente prendeu o navio que permaneceria como mais uma vítima da terrível praia da Massambaba.
Dados básicos
Dados de localização
Dados técnicos
Os náufragos passaram a noite na praia e no dia seguinte, dirigiram-se a pé para o Arraial do Cabo dois quilômetros do local do naufrágio. De lá seguiram de lancha para o Cabo Frio.
Do Rio de Janeiro partiu o vapor Barão de São Diogo para prestar socorro ao vapor Imbetiba, porém encontrando forte cerração foi obrigado a abrir para o mar, só chegando ao local às 7:00 horas do dia 12.
Símbolo da companhia de navegação e posição dos destroços em dia de forte vento sudoeste, uma das razões que provocou o naufrágio
Pesquisa se fechando
Como em um quebra cabeça onde falta uma peça, a pesquisa de naufrágios é fragmentada e por vezes longa, até que no meio de outras peças você acha o que faltava.
Ontem (08.2025), fazendo a revisão do novo site Naufrágios do Brasil, percebi a falta de informações de construção do Bezerra de Menezes. A pesquisa foi iniciada em 1985, avançou muito com o Ivo Brasil em 2001, mas não estava completa.
Assim, abri uma pesquisa rápida para verificar se havia falha no carregamento dos dados ou faltavam informações. A surpresa veio, com a peça certa para entender o cenário completo.Em 1873 a Companhia Estrada de Ferro Macahé e Campos encomendou 5 vapores em estaleiros do Tamisa (Londres), Bezerra de Menezes (1891), Imbetiba (1881), Goytacaz (1887), Presidente Travassos (1880) e um quinto que ainda não identificamos, leve-se em conta que esses quatro afundaram e a falta de notícias sobre o quinto vapor, talvez nunca tenha sido incorporado a companhia.
Com a ponta do novelo encontrada, foi fácil seguir o rastro. Sabemos agora, de fonte segura, que são mais antigos do que imaginávamos (1874), onde foram construídos, suas características técnicas e quando chegaram no Brasil.
Menos quatro pequenos mistério dos nossos naufrágios!
(Maurício Carvalho – 08.2025)
Posição do Imbetiba na Praia Grande de Arraial do Cabo, RJ.
Outros naufrágios: Thetis, Harlingen e Dona Paula ( mapa – Google Earth)
Descrição
O navio que encalhou na praia grande, está praticamente paralelo à praia. Em poucas épocas do ano o Imbetiba pode ser visto, pois na maior parte do tempo a areia cobre os destroços.
A partir da proa, podem ser visto o cavername com restos do casco, um pequeno cabeço esta caído no interior a boreste. A frente das caldeiras parece existir uma câmara de condensação do vapor.
No meio da embarcação existem duas caldeiras (3 metros de diâmetro); das caldeiras pode ser seguido o encanamento de vapor. Parte do maquinário está caído logo após as caldeiras, seguindo o eixo, que está guarnecido pela casa do eixo.
Caído sobre a proteção do eixo está um pequeno guincho. A popa da embarcação encontra-se muito enterrada, não sendo possível ver leme e eixo.
Nas laterais da embarcação, são encontrados pequenos pedaços de costado.
SINAU
Para mais informações, acesse o Sistema de Informações de Naufrágios - SINAU
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