Top 10 best wreck dives

Os melhores naufrágios do mundo

Os top 10 melhores naufrágios do planeta por região

Pesquisadores falam de mais de 500.00 naufrágios ao longo da história da navegação humana, embora não existam bases seguras para sustentar essa afirmação, já que não há critérios nem para definir o que seria uma embarcação ou mesmo um naufrágio. O Titanic não deixa ninguém em dúvida, mas e uma canoa que afunda? e qual seria o tamanho mínimo para se registrar um sinistro.
O SINAU (Sistema de Informação de Naufrágios) registra apenas embarcações maiores que 15 metros e que naufragaram no oceano, descartando todos os milhares de acidentes que ocorreram em rios.
Hoje, podem ser facilmente contabilizados mais de 1500 naufrágios onde são realizadas regularmente operações de mergulho recreativo e esse banco de dados está cessível a nossa consulta.

Oceanos inteiros e milhares de naufrágios para serem explorados. Mas por onde começar?
Apenas como uma forma lúdica de orientação, fizemos uma avaliação de muitos sites de internet, listas, livros e opiniões sobre o assunto, mas é claro que não haverá unanimidade, até porque não é provável que alguém tenha mergulhado na maior parte deles para conseguir uma comparação adequada.
Mas quem precisa de unanimidade.


Mapa Mundi 02

Dividimos os oceanos em sete regiões para apresentar os 10 naufrágios mais famosos em cada uma, em que é possível realizar o mergulhos recreativos.
Consideramos naufrágios aquelas estruturas que em condições normais, devido a acidentes, podem ser encontradas no fundo do mar, como navios, submarinos e aviões.
Para identificar os 10 melhores naufrágios de cada região, levamos em consideração alguns fatores, que estão citados abaixo:

* Importância histórica – Alguns naufrágios são famosos pela sua história na navegação mundial e os fatos em que estiveram envolvidos.
* Tipo de embarcação – Navios, aviões ou submarinos raros ou importantes na história da navegação.
* Composição dos destroços, integridades de peças – Navios com peças raras, que são pouco frequente aos olhos dos navegadores e a presença de peças importantes.
* Facilidade de acesso – Atividades de mergulho regulares, dentro de condições razoáveis de acesso.
* Viabilidade de operação de mergulho – Naufrágios que podem ser alcançados por operações regulares.
* Condições meteorológica e oceanográficas adequadas – Mergulhos que estejam em águas com visibilidade razoável, profundidade, ondar e correntes compatíveis com a atividade de mergulho.

Observação: a ordem apresentada não é classificatória.


Top 10 dos melhores naufrágios por região


Mapa Brasil3
Naufrágios Top 10 do Brasil:
Bahia, Baron Dechmont, Buenos Aires, Camaquã, Comandante Pessoa, Eleni Stathatus, Itapagé, Juracy Magalhães Jr., Santa Catharina, Tocantins.


Mapa USA2Naufrágios Top 10 dos Estados Unidos:
Deep Freeze, Duane, Hutton, Mercedes, Oriscany, San Diego, Spigel Grove, U-352, Vanderberg, Yokon.


Mapa Caribe2Naufrágio Top 10 do Caribe:
Antilla, Bianca C, Felipe Xicotencatl, Hilma Hooker, Kittiwake, Rhone, Rio Gibacoa e Sparta, Superior Producer, Theos wreck, Windjammer.


Mapa europa e mediterraneo2

Naufrágios Top 10 da Europa e Mediterrâneo:
Brummer, El Faround, Excellent, Karmela, Kronprinz Wilhelm, Liban, Oliveria e Carmo, Rubis, U – 1227, Zenobia.


Mapa do mar vermelhoNaufrágios Top 10 do Mar Vermelho:
Carnatic, Cedar Pride, Chrisoula K, Duranven, Giannis D, Precontinente II, Rosaline Moller, Salem Express, Thistegorm, Umbria.


Mapa Pacifico2Naufrágios Top 10 do Pacífico:
B24 Liberator, Fujikawa Maru, Hirokawa Maru, Nagato, Nippo Maru, Presidente Coolidge, San Francisco Maru, Saratoga, USTA Liberty, Yongala.

Mapa Indico2Naufrágios Top 10 do Índico:
British Loyalty, Conch, Diabeba, Erlangen, Hermes, King Cruiser, KT Mawar, Lady Christine, Machchafushi wreck, Rio Saiñas. 


Não concorda com a nossa lista, acha que esquecemos algum naufrágio? Não se preocupe, isso é só uma brincadeira para continuar a falar de naufrágios.
Não incluímos o naufrágio de sua paixão, escreva para a gente e de sua opinião.

Naufrágios do Brasil  


Rolar para cima