Cabeços e Adriças

Cabeços de Amarração

Também conhecidas como abita, são peças de ferro localizadas no convés, próximo as muradas nos bordos. Elas servem basicamente para laçar os cabos de atracação. Estão normalmente dispostas em pares, porém podemos encontrar um único cabeço ou um trio.

Dicas de Mergulho

Posição dos cabeços: Sabemos que os cabeços estão posicionados junto ao casco no convés principal, eles são extremamente úteis no sentido de posicionar os mergulhadores nos destroços, favorecendo a orientação subaquática.
Quando o mergulhador passa por um cabeço de amarração e não mais avista outras peças, só encontrando areia ou lodo, é sinal de que saiu da área do naufrágio devendo voltar, antes de se perder.
Cabeços no meio de outros destroços indicam que o navio adernou antes do desmonte.
Cabeços muito próximos mostram que a localização é junto à proa ou popa onde a largura da embarcação diminui. No centro do navio os cabeços permanecem afastados.


Cabeço de amarração do naufrágio
Harlingem 1906 - Arraial do Cabo, RJ.
Tamanho dos cabeços: O tamanho dos cabeços é proporcional ao tamanho e tonelagem de um navio.
Assim o mergulhador poderá ter uma idéia do tamanho do navio, apenas pelo conhecimento do tamanho do cabeço de amarração.
Em alguns períodos de crise, como durante as guerras, muitos navios foram montados com peças sucateadas de outros navios, por isso algumas falhas do processo de cálculo podem falhar.
 
Vejam a tabela utilizada por um estaleiro europeu do início do século.
Tonelagem Bruta da Embarcação
Tamanho do Cabeço de Amarração.
(Cilindro = diâmetro X altura)
Até 1000 toneladas
30 X 40 centímetros
1000 a 3000 toneladas
40 X 55 centímetros
3000 a 6000 toneladas
45 X 65 centímetros
3000 a 9000 toneladas
50 X 75 centímetros
Acima de 10.000 toneladas
55 X 80 centímetros
 
Direção dos cabeços: Quando estão virados para o interior dos destroços é claro sinal que o convés desabou tragando essas peças para o meio do navio. Porém quando estão caídos para fora denunciam que o casco abriu, tombando para fora da embarcação. 

Sinal manual de cabeço de amarração

Conheça outros sinais manuais
para naufrágio

Adriças
São estruturas de ferro, aço ou madeira, dependendo do tipo de embarcação, localizadas no convés, diretamente sobre a extremidade do bordo da embarcação.
Por elas são passados os cabos de amarração que fixam a embarcação ao porto. Essas estruturas evitam que os cabos deslizem sobre o bordo e sejam cortados por alguma estrutura.
Dicas de Mergulho
Assim como outras estruturas de bordo elas indicam ao mergulhador a posição em que se encontra nos destroços, mesmo que este esteja muito desmantelado.
 

Consulte nosso guia de estruturas de vapores e conheça mais sobre sua construção e características, caso deseje identificar as peças pelo visual utilize o esquema na página de Navios à vapor.
 
Adriças / Âncoras / Bússola / Cabeço de Amarração / Cabrestantes / Caldeiras / Casco / Cavername / Chaminés / Correntes / Eixo / Escotilhas / Escovém / Estivas / Gávea / Gerador Elétrico / Guinchos / Hélice / Leme / Mancais / Máquinas a Vapor / Mastros / Paus de Carga / Quilha / Sala de Comando / Sistemas de Amarração / Telégrafo de Máquinas / Timão / Turcos e Escaleres
E mais:
 

Navios a Vapor