SS Aida
Mar Vermelho - afundamento 15.09.1957

Face sudeste das Ilha Big Brothers - Egito
Posição:
lat. 26º 18' 901" N e long. 34º 50' 513" E

Principais naufrágios do Mar Vermelho

Carnatic, Dunraven, El Mynia, Giannis D, Khrisoula K, SS.Kingston, Kimon M, Rosalie Moller, Salem Express,
SS. Thistlegorm, Ulyssis, Umbria (Sudão).

Outros naufrágios
Almirante Barroso, Barge, Blue Bell (Sudão), Carina, Cedar Pride (Jordânia), Jolanda, Numidia, Précontinente II (Sudão).


 
 
Histórico
Era um navio construído no estaleiro
Atel & Ch. de Loire em Nantes na França e lançado ao mar em 1911. Ele foi projetado para ser um navio combinado de carga e passageiros e apresentava máquinas de tripla expansão, com velocidade de 9 nós.
Teve uma tragetória sem incidentes notáveis até que em 08.10.1941 um ataque da aviação alemã (
Henkel He 111) afundou o S.S. Rosalie Moller, ancorado na área H. Próximo a ele estava o Aida que teve seu mastro atingido por acidente, pois não era um alvo militar. O capitão do Aida, encalhou seu navio que mais tarde, foi reflutuado, reparado e continuou em serviço.
Após a segunda guerra mundial foi transferido pelos ingleses para a Marinha do Egito, para ser usado como transporte de tropas.



 


Dimensões: 75,1 X 9,7 X 7 metros Tonelagem: 1.428 T
Construção: 1911 Tipo: navio de apoio
Estaleiro:
Atel & Ch. - Loire em Nantes na França
Naufrágio
O Aida entregava pessoal e suprimentos à estação da Guarda Costeira localizada na face sudeste das Ilha Big Brothers em 15 de setembro de 1957. As condições meteorológicas estavam ruins, com fortes ondas, ao se aproximar do píer, o navio bateu nas rochas e imediatamente começou a afundar na posição 26º 19' 00" N e 34º 50' 00" E. O capitão deu a ordem de abandonar o navio e outro rebocador resgatou 77 tripulantes. A popa afundou e o navio parou em um ângulo extremo entre 27 a 60 metros de profundidade.


 

 


Mergulho - Profundidade: de 20 a 60 metros

A popa do navio afundou nas profundezas enquanto sua proa permaneceu em cima do recife e foi gradualmente destruída pelo vento e pelas ondas. Hoje, apenas seu motor está a uma profundidade de 7 m. A proa foi destruida mas o porão nº 1 ainda existe. O mastro dianteiro está intacto, abaixo dele, há guinchos e lanças do mastro.
De meia-nau para popa, o casco está quase inteiro, apoiado pela quilha com uma grande inclinação. A maior parte do convés já cedeu, mostrando a estrutura de metal e dando entrada aos compartimentos de popa. No castelo central há um resto da ponte de madeira e muitas cabines.
A chaminé está caída a quase 50 metros. Abaixo dela, está a entrada da sala de máquinas, com máquinas a vapor de tripla expansão.

Shipwreck - Red Sea - Hurghada

 

Red Sea Diving
 
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Coral de fogo
 
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