Jolanda
Mar Vermelho - afundamento 01.04.1980
Extremo sul do Parque Nacional Ras Mohamed
Posição: lat. 27°43.30´N e long. 034°15,00´E

Principais naufrágios do Mar Vermelho

Carnatic, Chrisoula K, Dunraven, El Minya, Giannis D, Kimon M, SS.Kingston, Rosalie Moller, Salem Express, SS. Thistlegorm, Ulyssis, Umbria (Sudão).

Outros naufrágios
Almirante Barroso, Aida, Barge, Blue Bell (Sudão), Carina, Cedar Pride (Jordânia), Jolanda, Numidia, Précontinente II (Sudão).


 

Histórico
O Jolanda foi um cargueiro construído no estaleiro Juliana Constructora Gijonesa SA, de Gijon na Espanha. Apresentava 74,8 metros de comprimento e 10,8 metros de boca deslocando 1.153 Toneladas, com propulsão fornecida por um único motor diesel e eixo. Ele foi lançado ao mar em agosto de 1963 para uma empresa desconhecidasob da África do Sul.
Entre 1966-1977 pertencia a Rennies Coasters de Durban, em 1977 é vendido a empresa Cipriota Sea Brother Marine Shipping Co.,
a quem pertencia na época do naufrágio, segundo o Redsea Wreck Project.

Naufrágio

Em 01 de abril de 1980, o navio estava em rota de Pireu para Aqaba com mau tempo com uma carga eral que incluia cerâmicas (banheiras, vasos sanitários, pias, etc.), alumínio, lonas plásticas e contêineres de carga geral. Além disso, havia a bordo um automóvel BMW 320 que supostamente pertenceu ao capitão do navio.
O navio encalhou na ponta de um recife no extremo sul do Parque Nacional Ras Mohamed próximo a costa de Sharm EL Sheikh outro balneário egípcio além de Hurghada no Red Sea.    

Depois de ficar preso no recife por 4 dias, o navio rolou para bombordo e afundou, sua popa pendurada sobre uma borda que leva a águas mais profundas. Aqui o navio permaneceu por vários anos, continuando a capotar até quase virar completamente. Em 1985, o navio finalmente caiu da borda do recife e deslizou para as profundezas entre 145 e 160 metros, deixando apenas restos de sua carga, a BMW e vários pedaços de metal do navio.
O navio ficou abandonado por 20 anos até que em 2005 seus destroços foram localizados.

 

Dimensões: 74,8 X 10,8 metros
Tonelagem bruta: 1.153 toneladas
Construção: 1964,
Juliana Constructora Gijonesa SA, Gijon, Espanha
Tipo: cargueiro a vapor
Máquinas: máquinas motor diesel, uma hélices
Carga: louca sanitárias

 
 
 
Carga de banheiras e vasos sanitários
 
Aglomerados de vasos sanitários espalham-se pelo fundo
 
Poucas estruturas do navio sobraram
 
 

 

Mergulho - Profundidade: de 10 a 25 metros e 160 metros (seção de popa)


Os destroços do navio ficam entre 10 e 25 metros no recife ficou conhecido como recife “Yolanda” (erro de ortografia do nome) O naufrágio está próximo a costa de Sharm EL Sheikh em uma área arenosa
entre os recifes de Shark e Yolanda.
Por tratar se apenas de uma seção do navio existem poucos destroços. Cavernas e outros pequenos pedaços. A marca registrada e o conteúdo do porão número 1, com pilhas de banheiras de louça, ainda cuidadosamente encaixadas umas dentro das outras. Próximo a essa pilha está um enorme aglomerado de vasos sanitários que se destacam do fundo muito colonizado por corais e gorgônias.
A parte profunda dos destroços está a cerca de 160 metros de profundidade a
cerca de 130 metros a partir da borda do recife Yolanda. O essa seção dos do naufrágio foi encontrado em dezembro de 2005 pelos mergulhadores Leigh Cunningham e Mark Andrews enquanto treinavam para um registro de mergulho profundo.

 
O navio por estar a baixa profundidade foi muito colonizado
Pilhas de banheiras de louça cuidadosamente encaixadas
Vasos se espalham por toda a região do 1º porão
 

 
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Coral de fogo
 
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