SS Kingston
Mar Vermelho - afundamento 16.02.1881

Estreito de Gubal, Recife Shag Rock, Egito
Posição: lat. 27° 46'42" N e long. 34°2'36" E

Principais naufrágios do Mar Vermelho
Carnatic, Chrisoula K, Dunraven, El Minya, Giannis D, Kimon M, Rosalie Moller, Salem Express, SS. Thistlegorm, Ulyssis, Umbria (Sudão).

Outros naufrágios
Almirante Barroso, Aida, Barge, Blue Bell (Sudão), Carina, Cedar Pride (Jordânia), Jolanda, Numidia, Précontinente II (Sudão).


 
Histórico
O SS Kingston era um Bergantin misto equipado com vapor e dois mastros. Possuía 78 m de comprimento, 10 metros de boca, 6 de calado e de 1.436 toneladas, construído nos estaleiros da Oswald Shipbuilding, Pallion, Sunderland no Reino Unido, para a armadora Commercial Steamship Company Ltd. de Londres.
Lançado em 16 de fevereiro de 1871. Possuía casco de ferro com um convés único e duas superestrutura à frente do meio do navio e na popa, uma chaminé e dois mastros.. A propulsão a vapor era fornecida por um motor a vapor composto de 2 cilindros de 130 HP fabricado pela North East Marine Engine Co., Sunderland, que impulsionavam eixo e hélice, permitindo uma velocidade de 11 nós.
Sua principal utilidade era o transporte de carvão. Em 1878, recebeu novas caldeiras, também da North East Marine Engine Co., Sunderland.
Em 28 de janeiro de 1881 partiu de Cardiff, Inglaterra para Aden no Iêmen com 1.210 toneladas de carvão. Navegou sem problemas através do Mediterrâneo e do Canal de Suez. Partiu de Suez às 08:15 do dia 16 de fevereiro com mar calmo, céu nublado e uma leve brisa do Noroeste e continuou sua viagem ao sul em direção a Aden com os motores funcionando na velocidade máxima.
Às 22:50 h, o navio passou pelo farol de Ashrafi a uma distância de cerca de 5 km. Nesse momento, o capitão Thomas Richard Cousins, que estava na ponte nos últimos quatro dias, sentiu que o navio estava “puxando” contra o leme do porto e, mais uma vez,
o curso do navio foi alterado 1/4 ponto para o sul e outros ajustes foram feitos o que exigiu a ajuda de um dos vigias.
 


Dimensões: 78 X 10 X 6 metros / Tonelagem: 1.436 T
Construção: 1871 / Tipo: bergatim
Armador: Commercial Steamship Company Ltd.
Naufrágio    
Depois de atravessar o canal, foi para a cama dormir. Perto da meia-noite, o navio atingiu e encalhou no recife Shag Rock, no Estreito de Gubal, ao Norte do Mar Vermelho.
Depois de tentativas de salvar o navio utilizando os motores, a tripulação jogou entre 60 e 70 toneladas da carga de carvão do navio ao mar. O navio ainda estava flutuando quando o capitão pediu ao navio a vapor F.W. Ward para puxa-lo para fora do recife. Eles recusaram, mas ofereceram passagem para a tripulação, que o capitão negou.
Mais tarde, o Colombiano apareceu e através de um cabo tentou ajudá-la, mas sem sucesso.
Um dia inteiro se passou quando o navio começou a fazer água,o capitão percebeu que o navio estava perdido e decidiu que a tripulação de 25 pessoas abandonasse o navio. Dezessete tripulantes embarcaram no Almora que passava, mas o restante da tripulação permaneceu a bordo por mais um dia e depois se mudou para a Ilha Gubal, ficando quatro dias, com pouca água, antes de ser resgatado pelo vapor Strathmore que passava.
O navio finalmente saiu do recife e afundou na posição 27º46'42" N e 33º52'36" E.
O inquérito realizado em 13 de abril de 1881, decidiu que a perda da Kingston era resultado de uma conduta “não-marítima” o comandante que teve seu certificado de mestre suspenso por 6 meses.
Quando foi descoberto, era chamado de Sarah H wreck, até que sua verdadeira identidade foi descoberta por Ned Middleton - autor do livro Naufrágios do Mar Vermelho Egípcio.

 

 


Mergulho - Profundidade: de 04 a 19 metros

Ela encontra-se em uma parede inclinada de recife. Os destroços estão apoiados no fundo perpendiculares à costa. Pouco resta da proa, ponto mais raso com 4 metros, vigas parte do casco e o mastro de proa.
A meia nau o navio começa a estar mais completo e existem duas grandes caldeiras. Em direção a popa está um hélice de reserva e a boreste o mastro de popa
No ponto mais profundo a 19 metros na popa está o leme e hélice incrustado no fundo.
O mergulho é possível o ano todo, mas existem correntes no local.


Shipwreck - Red Sea - Hurghada

 

Baseado em Red Sea Divers
 
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Coral de fogo
 
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